quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Tema mutual 2014

Tema da Mutual de 2014

Vinde a Cristo 


Um comunicado com data de 5 de agosto de 2013, anunciou o tema da Mutual de 2014: “Vinde a Cristo, sede aperfeiçoados nele e negai-vos a toda iniquidade” (Morôni 10:32).
Os líderes são incentivados a usar o tema para enriquecer as reuniões de abertura, como assunto para os discursos da reunião sacramental pelos jovens e para proporcionar um foco para as atividades dos jovens, como acampamentos, conferências de jovens e devocionais. Pode também ser usado para ajudar os jovens a fortalecer seu testemunho sobre a Expiação do Salvador e a permanecer dignos de ir ao templo.
Recursos para apresentar o tema, inclusive vídeos e música, vão estar disponíveis online para os líderes no final de 2013. Material adicional de apoio, tanto para o tema da mutual quanto para o currículo dos jovens, vão ser publicados nas revistas da Igreja e no site LDS.org durante o ano de 2014.

sábado, 16 de novembro de 2013

Caravana de Jovens ao Templo


    Recentemente, nossa estaca organizou uma Caravana de Jovens ao Templo de Campinas.
   Como cinco de nossas oito moças nunca foram ao Templo, preparamos uma material para ajuda-las a compreender o que era preciso para a viagem ( levamos cinco hora para chegar ao Templo) e o que era requerido e esperado delas. 
    Retiramos algumas dicas e conselhos de artigos destinados aos jovens sobre o Templo, como: Preparar-se para ir ao Templo ( https://www.lds.org/youth/article/getting-ready?lang=por ) e assim ficou o material que trabalhamos com elas:



Preparação para entrar no Templo

“Meus amados irmãos e irmãs, os Templos são mais do que pedra e argamassa. Eles estão cheios de fé e jejum. São construídos de provações e testemunhos. São santificados pelo sacrifício e pelo serviço. Os relatos dos sacrifícios feitos para receber as bênçãos que só podem ser encontradas nos Templos de Deus nunca deixam-me de tocar o coração. E de proporcionar-me um renovado sentimento de gratidão pelos Templos. Aqueles que compreendem as bênçãos eternas que advém do Templo sabem que nenhum sacrifício é grande demais, nenhum preço é alto demais, nenhuma luta é difícil demais para receber essas bênçãos. Nunca há quilômetros demais para viajar, obstáculos demais para sobrepujar ou desconforto demais para suportar. (...) Meus amados irmãos e irmãs,  que façamos todo e qualquer sacrifício necessário para frequentar o Templo e para ter o Espírito do Templo em nosso coração e em nosso lar.”

Thomas S. Monson

Para entrar no Templo

O Templo é a Casa do Senhor. Entrar nele é uma enorme benção.  Nosso Salvador exige que Seus Templos sejam protegidos. Nenhuma coisa impura pode entrar em Sua casa santa. Por isso, nossa preparação para ir ao Templo inclui a dignidade para obter uma recomendação para o Templo.
Você e seu bispo, ou um dos conselheiros, determinarão sua dignidade em uma entrevista especial. Nessa entrevista, algumas perguntas lhe serão feitas para saber se você tem um testemunho da Igreja, guarda os mandamentos, apoia os líderes da Igreja, obedece a palavra de sabedoria, paga o dízimo e é honesta.
 Sendo aprovada na entrevista, você recebe sua recomendação. Leve-a com você para o Templo, afinal, sem ela, você não poderá entrar.

Como preparar-se quando estiver a caminho do Templo?

É sábio usar o tempo, quando estiver indo ao Templo, como se fosse o Dia do Senhor. Ouça música inspiradora, leia as escrituras, cante hinos, ore ou pense em coisas inspiradoras. Faça qualquer coisa que o ajude a sentir o Espírito Santo.

Como devo vestir-me quando vou ao Templo?

Se o Senhor o convidasse para a Sua casa, o que você vestiria? Você iria com o cabelo despenteado ou com uma camisa informal? Ir ao templo é um convite para entrar na casa do Senhor. Você deve se vestir com recato, como se estivesse indo para a reunião sacramental.
Na viagem, entretanto, você pode vestir uma peça de roupa mais confortável, como uma calça cumprida. Mas ao chegar ao Templo, você deverá trocar de roupa, vestindo trajes de domingo.
É melhor também que você vá com poucas bijuterias, uma vez que terá que tirá-las quando for fazer os batismos. Você não deve usar nada que distraia as pessoas do espírito do Templo, atraindo a atenção para você.  Use preferencialmente sapatos sem salto, como sapatilhas, por exemplo, para evitar causar barulho demais quando entrar no templo e no batistério.

Dentro do Templo

O templo é um local de paz e santidade, longe das preocupações e da agitação do mundo. Todas as áreas do Templo são mantidas com cuidado e primor, a fim de preservar um espírito de reverência. Por esse motivo, dentro do Templo falamos apenas o essencial, em um tom baixo e reverente.
Haverá oficiantes no Templo para ajuda-la saber aonde ir e o que fazer. Preste bastante atenção nessas pessoas.
Quando estiver no batistério, esperando sua vez, você pode observar os batismos e pensar nas pessoas por quem você será batizado. Ore e ponde. Aproveite a paz do Templo.

Batistério

Para fazer o batistério, o Templo fornece roupas batismais e toalha, de modo que você não precisa levar esses itens.
Quando entramos no Templo, trocamos de roupa: tiramos os trajes usados no cotidiano e vestimos as roupas brancas do Templo. Essa troca ocorre nos vestiários, onde cada pessoa recebe um armário com cadeado e dispõe de espaço para vestir-se com total privacidade. Apenas siga as instruções dos oficiantes e tudo irá dar certo.

Tenho que levar meus próprios nomes para o Templo?

Muitas vezes você verá outras pessoas no Templo com cartões rosa ou azuis que contêm nomes. Esses são nomes das pessoas que morreram e precisam que o trabalho no Templo seja feito por elas. Não é obrigatório levar seus próprios nomes, mas será ótimo se o fizer. Às vezes, o Templo terá cartões de ordenanças familiares, que outras pessoas enviaram, por quem você poderá fazer os batismos.

Outras informações importantes:

·         Alimentação: O desjejum já está incluso. Ao chegar no Templo seus líderes lhe entregarão o cartãozinho que lhe dá direito ao desjejum. De posse desse cartão, dirija-se ao refeitório. O almoço não é incluso. Leve dinheiro para almoçar e um pouquinho a mais caso queira lançar durante a parada na viagem.
·         Dinheiro: Existe no Templo, uma lojinha onde você poderá comprar diversos materiais da Igreja, como escrituras, entre outros. Leve um pouco a mais de dinheiro, se possível, caso queira comprar alguma coisa.

Organização das Moças - Ala 




segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Honra da Abelhinha

   Recentemente, duas de nossas lauréis concluíram o Progresso Pessoal e receberam o reconhecimento das Moças. As duas começaram então os preparativos para receberem o pingente da Honra da Abelhinha, que são:

O pingente de Honra da Abelhinha foi historicamente dado às moças que estavam dispostas a fazer mais do que o requerido. Para continuar seu progresso, você pode-se preparar para receber o pingente de Honra da Abelhinha e usá-lo junto com o medalhão das Moças. Para tal, você deve completar os dois requisitos a seguir:

1

Ler o Livro de Mórmon novamente. O hábito diário de estudar as escrituras vai fortalecer sua fé e ajudá-la a receber inspiração e orientação pessoal em sua vida. Se você ler apenas cinco minutos por dia, conseguirá ler todo o Livro de Mórmon em um ano.

2

Servir aos outros por um total de 40 horas. Onde for possível, algumas dessas horas devem ser despendidas auxiliando outra moça em seu Progresso Pessoal. Isso deve ser feito sob a orientação da presidência das Moças da ala ou do ramo. Ao ajudar uma outra moça, você pode:
  • Ser sua amiga. 
  • Ser um exemplo de uma filha de Deus virtuosa.
  • Incentivá-la a trabalhar com os pais na seleção adequada de experiências e projetos com os valores.
  • Ajudá-la a completar as experiências e os projetos com os valores.
  • Ajudá-la a manter o registro das experiências e projetos com os valores.
  • Ajudá-la a entender os princípios do evangelho ensinados nas experiências e projetos com os valores.
  • Incentivá-la a ler o Livro de Mórmon e conversar com ela sobre o que está lendo.
  • Incentivá-la a compartilhar com a família as experiências e projetos com os valores.
   Como as duas lauréis pediram ajuda para realizar o segundo requisito, analisamos melhor o que é proposto e descobrimos uma grande oportunidade de ajudar todas as moças da ala a trabalharem no progresso pessoal e se aproximarem uma das outras.
   Como moramos numa cidade do interior, não só os membros moram distante da capela, como os irmãos também moram distantes um dos outros. Na maioria das vezes, as moças só se encontram no domingo e em atividades. Até mesmo o seminário é feito em horários individuais e em locais diferentes, da forma que fica melhor para elas. 
   A ideia, para ajudar a todas, foi a seguinte: pedimos as lauréis que escolhessem uma moça (ou mais) em particular para ajuda-la a concluir uma experiência do Progresso Pessoal. Como todas as moças participaram do teatro que apresentamos no Show de Talentos, pedimos as lauréis que ajudassem as moças escolhidas a concluírem a experiência adicional número 5 do valor Valor Individual:

5 . Participe de uma dança, um discurso, uma apresentação 
musical ou teatral na escola, em sua comunidade ou na 
Igreja . Como sua participação nessa atividade fortaleceu 
seus sentimentos de valor individual e autoconfiança? 

Registre seus pensamentos em seu diário

   Incentivamos as lauréis a conversarem com as moças a respeito de como se sentiram ao participar do teatro e o que aprenderam. Pedimos a elas que as auxiliassem a registrar o resultado dessa conversa, concluindo assim a meta.
   Anteriormente, minhas conselheiras e eu entrevistamos cada uma das moças a fim de descobrir quais eram os desafios delas em trabalharem no progresso pessoal. Percebemos que a maioria não sabe exatamente como começar. Agora, nossas lauréis as auxiliarão nisso.
  Estamos confeccionando um caderninho para que as lauréis possam registrar também as experiências que estão tendo ao auxiliarem as demais. Estamos também trabalhando em outras formas de ajudarem a todas. A medida que formos realizando, vou postando aqui. Até lá, examinem os requisitos da Honra da Abelhinha. Tenho certeza que eles lhe darão um bom tema para trabalhar na Organização.
   Boa semana!