sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ideias simples para decoração da Excelência das Moças

Com o final de ano chegando, aproxima-se uma atividade muito importante para nós que servimos na Organização das Moças: a Excelência das Moças!
Sabemos da importância desse programa e, como líderes, queremos fazer o nosso melhor, não é mesmo?
Além de caprichar na parte espiritual, que tal caprichar também na decoração? 
Como a Excelência é uma comemoração do Progresso Pessoal, que tal utilizar as cores dos valores para decorar?
Seguem algumas ideias bem simples e fácies de fazer, que não precisam de muitos recursos, mas que dão todo um charme. Afinal, os pequenos detalhes fazem toda a diferença!


1 - Pompons de papel de seda ou papel crepom;


Material necessário: papel de seda (ou papel crepom) e naylon. Modo de fazer: Tutorial: pompons de papel de seda

2 - Bolas de flores de papel crepom ou com flores artificiais;



Material necessário: bolas de isopor, papel crepom (ou as flores artificiais) e naylon. Modo de fazer: Tutorial: bola de flores. (Esse é um pouco mais trabalhoso de fazer, mas...fica lindo também!)

3 - Balões coloridos;


Sugestão de decoração: Pendurar os balões no teto da sala, amarrar fitinhas nos balões e anexar na ponta das fitinhas fotos das moças e/ou atividades feitas durante o ano.

4 - Tiras de papel crepom ou tecido TNT:


Sugestão de decoração: Que tal fazer as tiras das cores dos valores das moças e seguindo a ordem deles? 

Os "comes e bebes" também podem ser utilizados para dar uma charme a mais na decoração, exemplos:

1 - Sucos e Gelatinas


Sugestão de decoração: novamente, abusando das cores dos valores das moças, que tal decorar com gelatinas e sucos. Basta colocar em copos ou recipientes transparentes!

2 - Docinhos;


Sugestão de decoração: basta colocar os docinhos em forminhas coloridas e dispo-los sobre a mesa. Simples, mas os detalhes fazem a diferença!

3 - Confetes!




Sugestão de decoração: Separar os confetes por cor e colocar em recipientes de vidro, como taças, cristaleiras pequenas... (Dá um pouco de trabalho, mas o resultado é lindo!)

Espero que as sugestões as inspirem!
Bom final de semana para todas.


Achei simplesmente linda essa decoração. Tudo a ver com a ideia das cores dos valores das moças!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Excelência das Moças: o que é? Como fazer?

Com o final do ano se aproximando, começam os preparativos para a Excelência das Moças e todas nós, líderes, queremos realizar uma ótima atividade e fazer algo especial não é mesmo?
Para isso, que tal consultarmos o Manual de Administração da Igreja sobre o assunto?
Já tive a oportunidade e privilégio de participar de alguns programas de Excelência, tanto quanto moça, como quando líder. Embora todas tivessem o mesmo objetivo e propósito, a organização delas apresentou algumas pequenas diferenças, por isso, antes de mais nada, decidi pesquisar sobre o que é realmente a Excelência das Moças. 


1 - O que é?

“Excelência das Moças” é o evento no qual as moças recebem reconhecimento pelas coisas boas que vêm fazendo. É uma comemoração do Progresso Pessoal.

2 - No que consiste?

Cada moça fala de uma experiência ou um projeto com um valor que concluiu durante o ano e no qual demonstrou excelência

3 - Como pode ser feita a apresentação?

Sua apresentação pode incluir talentos e aptidões que desenvolveu por meio das metas de seu Progresso Pessoal.

4 - Além da liderança, quem mais deve estar presente no dia da atividade?

As líderes das Moças convidam os pais a assistir ao evento.

5 - Como é feita a preparação para a Excelência das Moças?

No início do ano, as líderes incentivam cada moça a pensar seriamente nos valores nos quais poderiam concentrar-se para esse evento. A jovem pode ter a ajuda de um membro da família, de outra moça ou de outras pessoas em seu projeto, que pode levar vários meses para ser concluído.

6 - Como é realizada a Excelência das Moças?

Esse evento geralmente é realizado durante a Mutual em âmbito de ala, mas pode ser realizado em âmbito de estaca. As líderes adultas incluem as moças no planejamento. A data e os planos para o evento devem ser anunciados no começo do ano.


Considerações importantes:

Primeiramente, sobre o reconhecimento mencionado. Já vi inúmeras irmãs debatendo sobre a questão se a moça pode ou não pode receber o medalhão das moças durante a Excelência.  O mesmo acontece com o pingente honra da abelhinha, com os certificados de avançamento de classe e as fitinhas dos valores.
Pesquisando a respeito do assunto, encontrei o seguinte:

  • Quanto ao Medalhão - De acordo com o próprio Progresso pessoal: Quando uma moça termina seu trabalho com todos os oito valores e é entrevistada pelo bispo, ela recebe o Reconhecimento das Moças. Esse reconhecimento consiste num certificado  e num medalhão de ouro ou prata . Um membro do bispado pode entregar o Certificado de Reconhecimento das Moças em uma reunião sacramental."
  • Quanto ao Pingente da Abelhinha - Novamente, de acordo com o Progresso Pessoal: "Depois de receber o certificado de reconhecimento das moças, a jovem pode continuar seu progresso e conquistar o pingente de Honra da Abelhinha. Esse reconhecimento pode ser feito em uma reunião das moças."
  • Quanto aos certificados de avançamento de classe -  Conforme o Progresso Pessoal: "Esses certificados (Abelhinha, Menina-Moça, Laurel) são concedidos sob orientação do bispo, que também deve reconhecer a passagem da moça de um grupo etário para outro."
  • Quanto as "fitinhas" -  O progresso pessoal ensina: " Quando uma moça termina as experiências e os projetos com cada valor, ela recebe um emblema e uma fita relacionada àquele valor para colocar nas escrituras. (...) Esse reconhecimento pelo seu progresso, pode ser feito em uma reunião das moças."
Com exceção dos certificados de avançamento de classe, que devem ser feito sob a orientação do bispado, não há nada dizendo que a moça não pode receber seu medalhão, o pingente da abelhinha ou a fitinha correspondente a determinado valor durante a Excelência das Moças.
Entretanto, eu acredito que seguir as orientações do Progresso Pessoal é a melhor opção.  O reconhecimento mencionado, nesse caso, poderia ser algo simbólico. Não necessariamente a entrega desses materiais. Acredito também que essas questões devem ser decididas pela presidência da Organização das Moças, sob espírito de oração e sob a orientação do bispado. 

Segundo, quanto as apresentações: O Manual fala claramente que a moça pode apresentar uma experiência ou um projeto com um valor que ela tenha concluído durante o ano. O requisito para essa apresentação é que ela tenha demonstrado excelência ao cumprir a experiência ou projeto. 
Infelizmente, já participei de Excelências em que moças não puderam se apresentar porque não haviam realizado nenhum projeto ainda. Novamente, o manual fala claramente que ela pode apresentar uma experiência, se for o caso. E vamos concordar que isso faz todo o sentido. Por exemplo, se uma moça completa 12 anos em novembro, e completa uma experiência até a excelência das moças, por que ela então não pode compartilhar o que fez/ aprendeu?
Outra questão importante, as experiências e projetos compartilhados devem ser aqueles que as moças demonstraram excelência ao realizar. Também já participei de excelência em que jovem simplesmente apresentou por apresentar. Era possível perceber que ela havia feito o projeto só por fazer e que aquilo não tinha muito significado para ela. Para evitar esse tipo de coisa, sugiro duas: Embora saibamos que é a própria moça que escolhe qual projeto/experiência quer apresentar, podemos, como líderes, orientá-las quanto à apresentação. Por meio de entrevistas podemos avaliar, juntamente com as jovens, quais foram as experiências mais marcantes e significativas.
Um outro aspecto importante sobre as apresentações: a moça pode, é claro, demonstrar os talentos e aptidões que adquiriu ao realizar o projeto/ experiência apresentada.  Em uma das excelências em que participei, uma moça levou um colcha de retalhos que ela aprendeu a confeccionar para cumprir os requisitos de determinado projeto. Demonstrações assim são ótimas para enriquecer ainda mais o programa, para demonstrar aos convidados como as jovens aprendem e progridem nas moças e para incentivar as demais jovens. Portanto, incentive-as a demonstrarem sim seus talentos em suas apresentações!

Terceiro, sobre a realização da Excelência: Ela pode ser realizada durante a Mutual, a nível de ala ou a nível da estaca. As moças devem participar do planejamento, sempre que possível. Além disso, a Excelência das Moças é um evento que deve ser anunciado, elaborado, pensado e planejado desde o início do ano.
Minha estaca sempre realiza a Excelência das Moças a nível de Estaca (por sermos poucos em números). Portanto, nunca planejei, eu mesma, uma excelência das moças. Entretanto, segue um sugestão simples de ata para quem está começando agora:

Sugestão de ata para Excelência das Moças

Boas-vindas:
Hino de abertura:
Oração:

Breve explicação sobre o que é a Excelência das Moças: (feita pela liderança das moças)

Apresentação das experiências/projetos: (feita pelas moças)

Mensagem de encerramento: (feita também pela liderança das moças)

Hino de encerramento:
Oração final:

O programa em si é bem simples. Mas garanto que é muito especial e espiritual. 
Algumas outras sugestões que dou é que vocês envolvam suas moças na elaboração e planejamento da excelência. Elas podem escolherem os hinos que serão cantados, realizarem uma apresentação musical especial, entre outras coisas.
A decoração pode ser feita toda com as cores dos valores das moças, afinal, essa é uma comemoração do progresso pessoal.

Espero ter ajudado!
Dia 29, agora, teremos a Excelência das Moças a nível de Estaca. Em breve posto as fotos da atividade, isto é, se o Ian não resolver nascer até lá.
Qualquer dúvida ou sugestão, é só falar.

domingo, 9 de novembro de 2014

Mutual: O que estou levando para dentro do meu lar?

Estudando a Liahona de outubro deste ano, encontrei um artigo na sessão "Vozes da Igreja" , do qual gostei muito.  Chama-se: Um veneno com alto poder de atração e conta a história de uma irmã que viu seu jardim ser invadido por formigas de fogo. Essa irmã já estava preparada caso isso viesse acontecer. Ela havia comprado um veneno contra formigas, mas não acredita muito em sua eficacia. O rótulo dizia que ela precisava apenas aspergir um pouco do veneno em volta do formigueiro e as formigas fariam todo o resto. Elas o levariam para dentro da colônia e todas morreriam. A irmã fez conforme indicado no rótulo e ficou observando. Em poucos minutos, as formigas começaram a carregar voluntariamente o veneno para o formigueiro, levando-o a destruição.

 ( clique aqui para ler o artigo na íntegra.)
Essa experiência me fez refletir muito a respeito do que eu voluntariamente estou levando para o meu lar.  Será que eu, sem perceber, estou levando coisas que podem envenenar o ambiente? 
Compartilhei esse artigo com meu esposo durante a reunião familiar e juntos traçamos algumas metas para protegermos o nosso lar. Uma delas foi observar nossa própria atitude para sabermos o que estamos permitindo que entre nele. 
Gostei tanto desse artigo e das metas que traçamos, que planejei uma mutual para ajudar as moças a refletirem sobre o que elas estão levando para seus lares também.  Trata-se de uma ideia bem simples, fácil de ser realizada.
A mutual consiste em apresentar algumas situações para as moças e deixar que elas façam suas escolhas sobre como elas agiriam em cada uma dessas situações. É fundamental que cada moça se depare com essas situações sozinha e que ela responda honestamente, é claro. Para isso, um percurso poderia ser demarcado pela capela, conduzindo-as de uma sala a outra, até chegarem na sala das moças, onde elas teriam a oportunidade de ler o artigo, debater sobre ele, compartilhar suas experiências (caso elas queiram) e fazer comentários sobre o que elas puderam compreender da atividade. Seguem as situações e as consequências que as escolhas vindas dessas situações trariam:

Situação 1 - Meus amigos me enviaram o link de um vídeo. Todos que já assistiram dizem que ele é engraçadíssimo. E na escola, o comentário geral é sobre esse tal vídeo. Comecei a assisti-lo, mas logo no início, percebi que ele apresenta alguns palavrões.
O que eu faço?
Continuo assistindo ou paro de assistir?

Se a resposta for: Continuo assistindo,  a jovem deverá receber um papelzinho onde deverá estar escrito: "Pensamentos impuros" . Se a resposta for: paro de assistir, o papelzinho que ela receberá deverá conter as palavras "Pensamentos puros".

Situação 2 - Minha irmã está sempre implicando comigo por algum motivo.
O que eu faço?

Aceito as provocações ou busco ser paciente?

Se a resposta for: aceito as provocações, no papelzinho recebido deverá estar escrito: "Discórdia" . Se a resposta for: busco ser paciente,  o papelzinho que ela receberá deverá conter as palavras "Mansidão".

Situação 3 - Minha mãe me pediu para realizar determinada tarefa. Mas eu não a fiz. Quando minha mãe me pergunta  a respeito, qual é minha reação?

Peço desculpas por não ter feito o que ela me pediu ou começo a reclamar que “tudo sou eu”?

Resposta: peço desculpas, "Humildade" . Resposta: Começo a reclamar "Palavras duras".

Situação 4 - Quando estou sozinha ou em companhia de pessoas que não são membros da Igreja, qual é o meu comportamento?

Me adapto aos padrões das pessoas com quem estou ou busco viver os padrões da Igreja?

Resposta: Me adapto, "exemplos negativos" . Resposta: busco viver os padrões , "exemplos positivos".


Situação 5- Ao conferir o troco, percebo que o dinheiro recebido veio a mais.
O que eu faço?
Devolvo o dinheiro a mais ou fico com o troco assim mesmo?

Resposta: Devolvo o dinheiro, "Honestidade" . Resposta: Fico com o troco,"desonestidade".


Situação 6- Minha nota em determinada matéria veio abaixo do que o esperado, embora eu tenha me dedicado muito.
Meus pais sabem que tenho dificuldade, mas reconheceram meus esforços e estão ansiosos para saber meu resultado.
O que eu faço?
Conto a verdade ou a omito?

Resposta: Conto a verdade, "Confiança" . Resposta: Omito, "Segredos e mentiras".

Situação 7- Meu dia a dia é muito atarefado. Tenho muitas tarefas para fazer da escola. Faço seminário, entre outras coisas. Geralmente, tenho um pouco de dificuldade em manter meu quarto arrumado.
O que eu faço?
Busco manter meus pertences organizados ou não ligo muito para isso, quando der, eu arrumo tudo?

Resposta: Busco manter a organização, "Esforço, dedicação" . Resposta: Quando der...eu faço," procrastinação".


Como mencionei anteriormente, as situações poderiam estar cada uma dentro de uma sala, juntamente com envelopes contendo os papelzinhos com as consequências de cada resposta dada em cada situação. A moça faria o percurso sozinha, até chegar no lugar determinado. Ela traria consigo cada uma das "consequências" de suas escolhas. 
Não é necessário que as líderes vejam qual foram essas consequências, o objetivo da mutual é fazer com que elas reflitam sobre o que elas estão levando para seus lares e suas vidas. A ideia é ajuda-las a compreender que o inimigo espalha suas armadilhas a nossa volta e somos nós que optamos por cair nelas ou não. Para ajuda-las com isso, a explicação da mutual e o debate sobre o artigo devem ser feitos depois que elas tiverem feitos suas escolhas.
Mais uma vez, não tive a oportunidade de colocar essa ideia em prática. ( Estou nas últimas semanas de gestação e com alguns problemas na Organização das Moças, que espero resolver em breve). Então, ficarei muito feliz se vocês a usarem. Mandem as fotos da atividade, comentários e sugestões, ok?
Obrigada!
Boa semana a todas!