segunda-feira, 10 de março de 2014

Ideia para mutual: Vista-se para o sucesso!


Olá meninas!
Como foram de acampamento, conferência de jovens e outras atividades?
Minhas moças acabaram de chegar do FSY extremamente animadas e eu acabei de chegar com minhas abelhinhas do acampamento. 
Estamos preparando muitas atividades, mas enquanto elas não vem, vou ir postando algumas atividades que fizemos antes do feriado do carnaval e que não consegui postar antes.
A primeira, trata-se de uma mutual que fizemos abordando o tema Vestuário e Aparência.

Um dos desafios que nossas moças enfrentam diariamente é sobre o padrão de vestimenta. Aproveitando um serão especial que os consultores do FSY (Conferência de Jovens) fizeram para a nossa estaca abordando as regras do vestuário para a conferência, decidimos trabalhar um pouco mais esse tema.

Baseamos nossa mutual em uma brincadeira antiga de bonecas de papel e as dividimos em quatro partes.



Primeira parte: Cada moça recebeu uma bonequinha de papel ( encontramos modelos de bonecas e roupinhas no Google e principalmente neste blog aqui: Bonecas de Papel ) e a instrução de que poderia escolher as roupas e sapatos que quisessem. Pedimos que elas imaginassem que aquelas bonequinhas eram elas mesmas e que elas estavam comprando roupas para elas. Deixamos que elas ficassem a vontade e fizessem suas próprias escolhas.

Segunda parte: Quando as moças terminavam de escolher suas roupinhas, uma das minhas conselheiras as abordava, como uma vendedora de loja mesmo faria, e pedia suas opiniões sobre alguns modelitos. 





Minha conselheira perguntava o que elas achavam desses visuais, o que elas pensam quando vê uma pessoa vestida assim e se elas usariam.

Terceira parte: Essa mesma conselheira entregava papeizinhos contendo três situações para as jovens.

Primeira situação: Você se candidatou para uma vaga de emprego. Após analisarem seu currículo, você é selecionada para uma entrevista. E agora? Com que roupa você vai?

Segunda situação: Sua melhor amiga a convidou para sua festa de aniversário. Não é nada muito formal, mas toda a família dela estará presente assim como outros amigos e conhecidos. Como você vai vestida.

Terceira situação: Domingo. Dia do Senhor. Que roupa usar?

Essa parte da mutual foi muito divertida. Algumas moças ficaram simplesmente apavoradas porque não tinham roupas adequadas para cada ocasião. Minha outra conselheira e eu, organizamos a sala de acordo com cada situação e avaliamos as roupas das meninas. Algumas delas tiveram suas roupas aprovadas e outras não. Elas começaram então a pedir orientação umas as outras. Foi muito bom ver a interação delas.

Quarta parte: Essa foi a parte da mensagem. 
Primeiro, pedimos para que cada moça falasse um pouco de suas experiências. As que tiveram suas escolhas de roupas reprovadas foram convidadas a compartilhar conosco o porque que elas achavam que isso tinha acontecido. Elas deram suas opiniões e também compartilharam situações engraçadas de suas vidas em que vestiram a roupa errada para determinada ocasião (quem nunca?). 
Depois, lemos os comentários que cada moça fez sobre as modelos de roupas que minha conselheira mostrou anteriormente. Essa parte também foi muito boa porque conversamos sobre os padrões de vestuário e aparência. Às vezes, as moças podem achar erroneamente que os padrões dizem apenas que não devemos usar roupas decotadas, curtas ou reveladoras e esquecer que ele também diz que não devemos nos vestir de modo desleixado ou extravagante demais. Às vezes, elas podem achar que só porque uma roupa não é curta, não tem problema se ela marcar o corpo. 
Conversamos muito sobre isso e utilizamos os próprios comentários delas para dar continuidade a conversa. Utilizamos também trechos de dois artigos da Igreja que achei interessante compartilhar com elas: Verdades, Mentiras e sua Autoestima  (encontrei esse no site da Igreja especial para os jovens) e Recato: reverência pelo Senhor (esse, é do Élder Robert D. Hales, da Liahona de Agosto de 2008).  
Fizemos alguns cartõezinhos com citações desses dois artigos e fomos pedindo para as moças lerem de acordo com que essas citações iam se encaixando na nossa conversa. 

Já repararam que essa bonequinha a Jolie, está sempre vestidas nos padrões? 

Foi uma atividade muito legal e que até hoje está dando resultados.
Espero que tenham gostado. 
Se quiserem, tenho os arquivos e posso compartilhar-los!
Boa semana!

13 comentários:

  1. Adorei a atividade! Manda os arquivos pra mim sim! flavia.sphair@gmail.com.

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia!
      Já mandei os arquivos para o seu e-mail!
      Beijos

      Excluir
  2. Oii pfv pode me mandar os arquivos pro meu email tbm
    estou precisando muuito, rayana.genesis@hotmail.com !! Adoreii seu blog !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayana!
      Já enviei os arquivos.
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos

      Excluir
  3. Oii você pode enviar os arquivos pra mim também por favor? jessicacaroline7@outlook.com

    ResponderExcluir
  4. Você poderia enviar para mim seus arquivos amei thaiscarlosdepaula@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de enviar!
      Espero que goste!
      Beijos
      Obrigada pelo carinho

      Excluir
  5. OI VC PODE TAMBÉM ENVIAR PARA O MEU EMAIL?
    jullyana2807@gmail.com
    eu simplesmente amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jullyana! Acabei de enviar!
      Espero que goste.
      Obrigada pelo carinho.
      beijos

      Excluir
  6. opaaa esqueci do e-mail suzanabittar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nathalia. Parabéns pela excelente ideia de atividade. Por gentileza encaminhe os arquivos para ferneidefiori@gmail.com . Grata desde já.

    ResponderExcluir
  8. Ai amei! PErfeito! compartilha comigo rebecca.mbd@gmail.com

    ResponderExcluir