segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Honra da Abelhinha

   Recentemente, duas de nossas lauréis concluíram o Progresso Pessoal e receberam o reconhecimento das Moças. As duas começaram então os preparativos para receberem o pingente da Honra da Abelhinha, que são:

O pingente de Honra da Abelhinha foi historicamente dado às moças que estavam dispostas a fazer mais do que o requerido. Para continuar seu progresso, você pode-se preparar para receber o pingente de Honra da Abelhinha e usá-lo junto com o medalhão das Moças. Para tal, você deve completar os dois requisitos a seguir:

1

Ler o Livro de Mórmon novamente. O hábito diário de estudar as escrituras vai fortalecer sua fé e ajudá-la a receber inspiração e orientação pessoal em sua vida. Se você ler apenas cinco minutos por dia, conseguirá ler todo o Livro de Mórmon em um ano.

2

Servir aos outros por um total de 40 horas. Onde for possível, algumas dessas horas devem ser despendidas auxiliando outra moça em seu Progresso Pessoal. Isso deve ser feito sob a orientação da presidência das Moças da ala ou do ramo. Ao ajudar uma outra moça, você pode:
  • Ser sua amiga. 
  • Ser um exemplo de uma filha de Deus virtuosa.
  • Incentivá-la a trabalhar com os pais na seleção adequada de experiências e projetos com os valores.
  • Ajudá-la a completar as experiências e os projetos com os valores.
  • Ajudá-la a manter o registro das experiências e projetos com os valores.
  • Ajudá-la a entender os princípios do evangelho ensinados nas experiências e projetos com os valores.
  • Incentivá-la a ler o Livro de Mórmon e conversar com ela sobre o que está lendo.
  • Incentivá-la a compartilhar com a família as experiências e projetos com os valores.
   Como as duas lauréis pediram ajuda para realizar o segundo requisito, analisamos melhor o que é proposto e descobrimos uma grande oportunidade de ajudar todas as moças da ala a trabalharem no progresso pessoal e se aproximarem uma das outras.
   Como moramos numa cidade do interior, não só os membros moram distante da capela, como os irmãos também moram distantes um dos outros. Na maioria das vezes, as moças só se encontram no domingo e em atividades. Até mesmo o seminário é feito em horários individuais e em locais diferentes, da forma que fica melhor para elas. 
   A ideia, para ajudar a todas, foi a seguinte: pedimos as lauréis que escolhessem uma moça (ou mais) em particular para ajuda-la a concluir uma experiência do Progresso Pessoal. Como todas as moças participaram do teatro que apresentamos no Show de Talentos, pedimos as lauréis que ajudassem as moças escolhidas a concluírem a experiência adicional número 5 do valor Valor Individual:

5 . Participe de uma dança, um discurso, uma apresentação 
musical ou teatral na escola, em sua comunidade ou na 
Igreja . Como sua participação nessa atividade fortaleceu 
seus sentimentos de valor individual e autoconfiança? 

Registre seus pensamentos em seu diário

   Incentivamos as lauréis a conversarem com as moças a respeito de como se sentiram ao participar do teatro e o que aprenderam. Pedimos a elas que as auxiliassem a registrar o resultado dessa conversa, concluindo assim a meta.
   Anteriormente, minhas conselheiras e eu entrevistamos cada uma das moças a fim de descobrir quais eram os desafios delas em trabalharem no progresso pessoal. Percebemos que a maioria não sabe exatamente como começar. Agora, nossas lauréis as auxiliarão nisso.
  Estamos confeccionando um caderninho para que as lauréis possam registrar também as experiências que estão tendo ao auxiliarem as demais. Estamos também trabalhando em outras formas de ajudarem a todas. A medida que formos realizando, vou postando aqui. Até lá, examinem os requisitos da Honra da Abelhinha. Tenho certeza que eles lhe darão um bom tema para trabalhar na Organização.
   Boa semana!

2 comentários:

  1. Que legal que vcs tem moças trabalhando para conseguir a abelhinha!
    Realmente muitas não sabem por onde começar, elas vão ser uma ótima ajuda!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia!
      Realmente, elas não sabem por onde começar, mas depois que começam...
      Elas tem sido de grande ajuda!
      Haviam moças em nossa ala que, por mais que orientássemos, nunca tinham concluído nenhuma experiência.
      Recebemos um grande reforço!

      Beijos

      Excluir