sábado, 25 de janeiro de 2014

Novos Inícios 2014!

Há umas duas semanas, realizamos os Novos Inícios em nossa ala. Foi uma atividade bem simples e singela, mas muito especial para mim. 
Minhas conselheiras e eu ainda não completamos um ano servindo na OM. E essa foi a primeira vez que planejamos o novos inícios. Eu já havia participado desse programa outras vezes, como moça e como líder, porém, todas essas em que participei foram organizadas de modo diferente uma das outras. Nós estávamos com muitas dúvidas, mas uma consulta ao manual de administração da Igreja e o post do blog As tontas vão ao céu nos ajudaram muito: Como preparar um novos inicios.
Segue abaixo o nosso programa.
Como o Novos Inícios é principalmente para informar as moças e os pais a respeito do programa das moças, nosso convite foi inspirado nos símbolos das classes das moças. 

Infelizmente, o símbolo das lauréis não saiu...

  Nossa decoração também foi bem simples. Procurando por ideias de decoração na internet, achei no site pinterest esse modelo de decoração (segue o link: Painel da Organização das Moças Ala Jardim - Novos Inícios 2014)


Gostamos da ideia dos porta-retratos e da escultura de Cristo, mas... como infelizmente não temos uma dessas fizemos algumas adaptações. 
Como fizemos com o convite, queríamos que nossa decoração representasse a organização das moças. Encontramos porta-retratos (num valor bem em conta) com molduras das cores dos valores das moças. Porém, no dia em que fomos compra-los, só tinha na cor rosa disponível.  Nossa ideia era representar as cores dos valores das moças, como não pudemos fazer isso com os porta-retratos, fizemos com os cupcakes. O Resultado foi esse.


Também fizemos uma pequena exposição dos materiais que utilizamos na Organização.




Também colocamos algumas gravuras da vida do Salvador no quadro (temos a instrução de não colar ou pregar nada nas paredes da capela) para lembrar do tema da Mutual deste ano.

Elas não estão em ordem cronológica ou algo do tipo, só as escolhemos porque achavam que se relacionavam melhor com o proposito da atividade.


 Nosso programa ficou assim:


Novos Inícios 2014
Ata

Dirigida:  
Presidida: Membro do Bispado

Boas-vindas:

Primeiro Hino: Careço de Jesus,  nº 61 (Hinário Verde) 
Primeira Oração: Feita por uma moça

Explicação sobre o que é o Novos Inícios:

Tema e Lema e explicação sobre os dois: uma laurel

Apresentação das classes e símbolos das Moças:

Abelhinha: feita por uma abelhinha
Menina- Moça: feita por uma menina-moça
Laurel: feita por uma laurel

Explicação sobre o progresso pessoal: presidente das moças

Apresentação dos Valores das Moças: feita pelas moças

 Relatório 2013: feita por uma das conselheiras

Mensagem do bispado

Último Hino: Sim, eu Te seguirei, nº 134 (Hinário verde)
Última oração: feita por uma moça

 Algumas pequenas observações sobre a nossa ata e roteiro: 

  1. Sabemos que o ideal fosse que as presidências de classe preparassem o programa e que a presidente das lauréis o dirigissem, entretanto, possuímos poucas moças (apenas sete). Não temos uma presidência de classe para cada classe. Tínhamos uma presidência de classe para todas as classes, entretanto, a presidente completou 18 anos e passou  para a Sociedade de Socorro.  Ela foi desobrigada junto com suas conselheiras. Pedimos uma nova presidente, mas até o dia da atividade, ela ainda não havia sido chamada. Portanto, a atividade foi organizada por nós mesmas e dirigida pela minha segunda conselheira. Foi ela quem fez as boas-vindas e quem fez uma breve explicação sobre o que era o Novos Inícios;
  2. Na minha explicação sobre o Progresso Pessoal, inclui também como o ele ajuda as moças a se achegarem a Cristo. Baseei a minha breve explicação na própria introdução do progresso pessoal e na história como ele foi criado. Não contei a história, apenas citei algumas partes que achei interessantes. ( Há vários sites que contam como o progresso pessoal foi criado, achei esse aqui interessante: História do Progresso Pessoal)
  3. Cada uma de nossas sete moças ficou responsável por apresentar um valor das moças. Pedimos a elas que explicassem o pouco do valor, mencionassem a cor dele e que dissessem como ele o ajudava a "ir a Cristo". Fizemos cartõezinhos com as designações delas. Eis o resultado:

Para "combinar" com a apresentação dos valores, como vestuário, as moças foram vestidas com a cor do valor que iriam apresentar:

Exemplo: ela estava representando o valor Integridade

  1. O relatório mencionado na ata, foi apenas um relato sobre as moças que completaram 12 anos no ano anterior e passaram a fazer parte da organização, assim como as que passaram para a Sociedade de Socorro e as que receberam o reconhecimento das moças. Também mencionamos boas obras de cada uma delas. Algumas ainda não completaram nenhum valor, mas fizeram várias experiências. Mencionamos isso e essa parte do programa foi muito legal. Pude observar como os pais e responsáveis ficaram felizes em saber do progresso de suas filhas. Foi uma sensação muito boa.

Como lanche, servimos cachorro-quente, suco e os já mencionados cupcakes. Bem simples também, fácil de fazer e barato. Só encomendamos os cupcakes que saíram por um preço bem em conta.

As coberturas dos cupcakes eram das cores dos valores das moças

Como lembrancinhas, entregamos para as moças os porta-retrato com a foto delas, mais uma cartinha que elaboramos baseadas no artigo Você está convidada da Liahona de janeiro deste ano. Não estou achando o modelo dessa cartinha no meu computador, mas assim que achar eu posto aqui. Trata-se da explicação que a presidência geral das moças dá sobre o tema da mutual desse ano. Acrescentamos algumas informações de como as moças podem usar o progresso pessoal para se achegarem a Cristo durante este ano e a incentivamos a fazê-lo. Junto com a cartinha, entregamos um marcador de progresso que encontrei no blog Fazendo meu Progresso Pessoal (link Marcador de Progresso.)




Para os pais, também entregamos uma carta intitulada "10 maneiras de ajudar sua filha com o progresso pessoal". Encontrei o modelo nesse aqui . Alteramos apenas algumas frases para adequá-las com as moças da nossa ala. O resultado final foi muito bom.

Espero que tenham gostado!
Bom final de semana.


9 comentários:

  1. Um programa lindo, e adoro programas simples... Eles trazem o Espirito, e não deixam de ser preparados com empenho e dedicação! Parabéns, talvez eu aproveite algumas idéias para o nosso! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Amei tua decoração e a toalha de mesa. como vcs fizeram essa toalha? Tem como entrarmos em contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Desculpa a demora para responder!
      Que bom que gostou da
      decoraçao!
      Bom, a toalha de mesa rosa trata-se de tecido para patchwork. A branca com o emblema das moças foi nossa presidente das moças da estaca! Ela levou a toalha numa dessas lojas que estampam camisas e depois fez o acabamento com fita dourada.
      Claro que tem como entrarmos em contato. Sera um prazer.

      Excluir
    2. Oi!
      Desculpa a demora para responder!
      Que bom que gostou da
      decoraçao!
      Bom, a toalha de mesa rosa trata-se de tecido para patchwork. A branca com o emblema das moças foi nossa presidente das moças da estaca! Ela levou a toalha numa dessas lojas que estampam camisas e depois fez o acabamento com fita dourada.
      Claro que tem como entrarmos em contato. Sera um prazer.

      Excluir
  3. Nossa Nathalia,
    Que alegria em saber que de alguma forma contribui para a atividade de sua ala!!!! E obrigada por ter colocado as referência não só ao meu blog, mas de outras irmãs também. Isso é muito bom porque ajuda a divulgar e novas irmãs trazem mais ideias!!!
    Ficou tudo simples, mas muito bonito!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, você sempre contribui muito. Adoro o seu blog!
      Obrigada por compartilhar sempre suas ideias maravilhosas!
      Que bom que gostou da atividade!
      Beijos

      Excluir
  4. Adorei tbm! Me ajudou muito! Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Gostei d+ do marcador progresso pessoal, fazendo meu progresso pessoal. Me passa o arquivo por favor? Obrigada.
    cristinamadruga@gmail.com

    ResponderExcluir