sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Atividade: Noite do Avião! - Escolhas e responsabilidades

Elaborada e realizada por um missionário retornado da nossa ala, "A noite do avião" foi uma atividade bem divertida que ao mesmo tempo fez com que todos os participantes ponderassem a respeito de suas escolhas e aonde elas nos conduziriam.
A atividade começou com a leitura de 3 Néfi 14:14: " Porque estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz à vida; e poucos são os que a encontram." 
A princípio, não entendemos o que essa escritura tinha haver com o nome da atividade em si. E continuamos a não entender quando nos foram entregues "passaportes".  Quando abrimos os passaportes, encontramos a seguinte mensagem:

"Parabéns, você acaba de ganhar uma viagem inteiramente grátis. Escolha abaixo, entre nossas opções, cinco lugares para onde você gostaria de ir".

(   ) Parques da Disney
(   ) Templo de Salt Lake City
(   )  O Big Ben, Inglaterra
(   )  Um cassino em Las Vegas
(   ) Uma praia no Caribe
(   ) O parque temático do Harry Potter
(   ) A cadeia de Liberty
(   ) O centro de conferência da Igreja
(   ) As muralhas da China
(   ) A Torre Eiffel, França
(   ) Hollywood
(   ) O bosque sagrado
(   ) Os estúdios da Globo
(   ) As pirâmides do Egito
(   ) A estátua da liberdade
(   ) O centro de visitantes da praça do Templo de Salt Lake
(   ) O Taj Mahal

Depois de marcarmos nossas escolhas, entregamos nossos passaportes ao organizador da atividade. Alguns minutos mais tarde, fomos chamados para entrar no "avião" (uma sala da capela organizada com várias cadeiras como se fosse um avião mesmo). Cada membro teve seu nome chamado e seu assento indicado. Havia os passageiros da "Classe A", os primeiros a entrarem no avião, da "Classe B", os segundos, e da "Classe C", os últimos.
Após o embarque, o "piloto" (o irmão que estava organizando a atividade) nos deu as boas vindas e as instruções.  Como um piloto  de verdade faria, ele foi falando da viagem, do passeio agradável que faríamos, pedindo para "olharmos pela janela" e vermos a paisagem... Fomos interpretando todas as coisas que o piloto dizia, até a parte em que fomos avisados que estávamos passando por uma turbulência.  Nessa parte, foi nos instruídos que simulássemos pânico  e assim fizemos. Até que nosso avião caiu e todos nós morremos.
Aqui, o irmão pediu para que todos fechássemos os olhos e que permanecemos assim. Foi uma longa espera. O organizador da atividade conduziu cada participante a uma sala especifica. Um por um. Primeiro, ele conduziu os passageiros da classe A, depois da classe B e por último da classe C.
Quando chegávamos as nossas respectivas salas, encontrávamos escrito no quadro a escritura  3 Néfi 14:14: " Porque estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz à vida; e poucos são os que a encontram."  E foi aí que compreendemos.
Cada classe, na realidade, representava um reino de glória.
A classe A representava o reino Telestial. Para esse reino foram as pessoas que marcaram em seus passaportes opções de viagem que priorizavam atrações do mundo ou que marcaram apenas uma opção de passeio, digamos, espiritual.
A classe B era o reino Terrestrial. Os participantes que marcaram de dois a três opções de passeios espirituais foram designados para esse reino.
E por último, a classe C. Reino Celestial. De quatro a cinco escolhas espirituais.
Após a brincadeira, tivemos uma mensagem muito inspirada a respeito das nossas escolhas. Estão elas nos aproximando ou nos afastando do caminho que conduz ao reino Celestial? Estamos priorizando as coisas espirituais na nossa vida ou estamos dando mais valor as coisas do mundo?
Muitas coisas são necessárias em nossas vidas e muitas outras são agradáveis de serem feitas, como um passeio ou viagem, mas temos equilíbrio em nossa vida? O Senhor tem vindo em primeiro lugar?
Essas perguntas nos foram feitas para que ponderássemos a respeito delas.
Uma atividade bem simples, divertida e inspirada que com certeza pode ser adaptada e utilizada com os jovens.
Que tal coloca-la em prática?

Nenhum comentário:

Postar um comentário