quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Tarde do progresso pessoal

Quando eu era moça, tive a oportunidade de participar de uma atividade chamada "Tarde do Progresso Pessoal" que consistia, basicamente, em uma tarde para realizarmos algumas experiências contidas nesse programa.
A atividade em si foi bem simples. Nossa líder providenciou um espaço, dentro da própria sala das moças, para que pudéssemos trabalhar. Ela também levou escrituras e várias revistas A Liahona para nossa consulta, além de canetas coloridas, adesivos, cola, tesoura, entre outros materiais. 
Passamos a tarde trabalhando em experiências do progresso pessoal tendo umas as outras como companheiras e ajudantes, além, é claro, do apoio e incentivo de nossa líder.
Lembro de ter ficado muito animada por concluir duas experiências com ajuda delas (eu era recém batizada na época). Fora que adorei usar as canetas coloridas em meu diário e outras coisas mais para enfeitar. (Risos!)
Às vezes, tudo que uma moça precisa é de um incentivo. Alguém que sente ao lado dela e a ajude a começar uma meta pequena. Isso faz toda a diferença! Principalmente para aquelas cujos pais não são membros ou que, por algum motivo, não recebem todo o apoio necessário da família.
Segue abaixo uma lista de experiências que podem ser realizadas em um dia e que são, portanto, perfeitas para a "Tarde do Progresso Pessoal".

Valor Fé

Experiência obrigatória: 2 - Descubra os princípios de fé ensinados pelas mães dos jovens soldados de Helamã. Leia Alma 56:45–48 e 57:21. Examine o que “A Família: Proclamação ao Mundo” (ver página 101) diz sobre o papel de mãe. Converse com uma mãe, avó ou líder sobre as qualidades que uma mulher precisa ter para ensinar os filhos a terem fé e tomarem decisões com base nas verdades do evangelho. Como esses princípios podem ajudá-la em sua vida hoje e como podem ajudá-la a preparar-se para ser uma mulher, esposa e mãe fiel? Registre seus pensamentos no diário.

Experiência adicional: 5 -Aumente sua compreensão da Expiação de Jesus Cristo, lendo Isaías 53:3–12; João 3:16–17; Romanos 5; 2 Néfi 9:6–7, 21–26Alma 7:11–1334:8–17 e Doutrina e Convênios 19:15–20. Escreva em seu diário o que sente a respeito do Salvador e o que Ele fez por você. Fale de seus sentimentos numa reunião de testemunhos.

Valor Natureza Divina

Experiência obrigatória: 1- Quais são algumas qualidades divinas de uma filha de Deus? Leia “A Família: Proclamação ao Mundo” (ver página 101); II Pedro 1, Alma 7:23–24 e Doutrina e Convênios 121:45. Com suas próprias palavras, faça uma lista das qualidades divinas mencionadas em sua leitura. Pense em como você pode descobrir e desenvolver cada uma dessas qualidades. Registre suas ideias no diário.

Valor Valor Individual

Experiência obrigatória: 1 - Você é uma filha do Pai Celestial, que a conhece e a ama. Leia Salmos 8:4–6; Jeremias 1:5; João 13:34; Doutrina e Convênios 18:10Abraão 3:22–23 e Joseph Smith—História 1:1–20. Escreva em seu diário como essas escrituras lhe ensinam que o Pai Celestial a conhece, ama e preocupa-Se com você.

Experiência Adicional: 4 - Você está-se preparando para cumprir uma extraordinária missão na Terra agora. Leia Doutrina e Convênios 88:119. Em seu diário, faça uma lista de seus sonhos e esperanças para seu futuro lar, família, estudos e algumas coisas importantes que você gostaria de realizar na vida, inclusive tornar-se esposa e mãe. Depois escreva um plano para ajudá-la a alcançar suas metas. Mostre esse plano a um membro da família, uma líder ou amiga.

Valor Conhecimento

Experiência obrigatória: 1- Aprenda sobre a importância de adquirir conhecimento lendo Provérbios 1:5; 4:7; 2 Néfi 28:30; e Doutrina e Convênios 88:78–80, 11890:15130:18–19;131:6. Pense na razão pela qual você precisa adquirir conhecimento e compreensão de como os princípios do evangelho podem ser aplicados a sua vida familiar hoje e no futuro. Escreva em seu diário o que aprendeu sobre conhecimento e converse a esse respeito com um membro da família ou uma líder das Moças.

Valor Escolhas e Responsabilidades

Experiência obrigatória: 1 -Uma filha de Deus pode tomar decisões sábias e resolver problemas. Leia 1 Néfi 15:82 Néfi 32:3Alma 34:19–27Éter 2–3 e Doutrina e Convênios 9:7–9. Siga um padrão regular de estudo das escrituras e de oração para receber ajuda em suas decisões pessoais tais como escolher bons amigos, ser gentil com os outros, acordar cedo ou outras decisões. Converse com seu pai, sua mãe ou uma líder sobre como o estudo regular das escrituras e a oração ajudaram-na a tomar decisões corretas.

Experiência obrigatória: 3 - O arbítrio, ou liberdade de escolha, é um dos maiores dons de Deus a Seus filhos. Leia a respeito do arbítrio em Josué 24:15; 2 Néfi 2 e Doutrina e Convênios 82:2–10. Com seu pai, sua mãe ou uma líder, converse a respeito das bênçãos e responsabilidades do arbítrio. Registre no diário a sua compreensão do arbítrio e as consequências das escolhas e atos.

Experiência Adicional: 4 -Leia a respeito de arrependimento em Isaías 1:18; Alma 26:2234:30–35;Morôni 8:25–26 e Doutrina e Convênios 19:15–2058:42–43. Escreva em seu diário o que o arrependimento significa para você. Estude o processo do arrependimento, ore por orientação e aplique os princípios do arrependimento em sua vida.

Experiência Adicional:5- O Espírito Santo vai ajudá-la a tomar decisões corretas. Com seu pai, sua mãe, uma líder ou uma amiga, aprenda mais a respeito do Espírito Santo lendo e analisando Ezequiel 36:26–27; João 14:26; 16:13; Gálatas 5:22–25; 2 Néfi 32:5;Morôni 10:4–5 e Doutrina e Convênios 11:12–14. Registre em seu diário como o Espírito Santo pode ajudá-la a tomar decisões corretas em sua vida diária. Ore pela companhia constante do Espírito Santo e seja digna dela.

Experiência Adicional: 6 -Estude o tema das Moças e o que ele ensina a respeito de quem você é, o que deve fazer e por quê. Faça uma lista em seu diário do que você fará todos os dias em relação ao recato, namoro e os meios de comunicação, para ser moralmente limpa e digna de entrar no templo. Escreva em seu diário como essas escolhas vão ajudá-la a permanecer livre e feliz.

Valor Integridade

Experiência obrigatória: 2 - Faça uma autoavaliação de sua integridade pessoal. Faça as seguintes perguntas a si mesma: Eu evito fazer fofoca, contar piadas impróprias, dizer palavrões, usar palavras de baixo calão e tratar assuntos sagrados com leviandade? Sou totalmente sincera, moralmente limpa, honesta, leal e digna de confiança em trabalhos escolares e outras atividades? Ore diariamente para ser forte e ter a orientação do Espírito Santo para ajudá-la a viver com integridade. Escreva em seu diário as coisas que você pode fazer para melhorar sua integridade pessoal e registre pelo menos um hábito novo que deseja desenvolver.

Experiência obrigatória: 3 - O Salvador é o exemplo perfeito de integridade; Ele fez o que prometeu ao Pai que iria fazer. Leia 3 Néfi 11:10–11. Estude a vida de outras pessoas nas escrituras que viveram com integridade. Leia Gênesis 39; o livro de Ester; Jó 2:3; 27:3–6; Daniel 3 e 6; Atos 26; Doutrina e Convênios 124:15 e Joseph Smith—História 1:21–25. Registre em seu diário como essas pessoas demonstraram integridade. Pense em uma ocasião em que teve coragem de demonstrar integridade, principalmente em uma situação difícil ou quando não foi bem aceita. Compartilhe sua experiência e seus sentimentos a esse respeito em uma reunião de testemunhos ou aula, ou, então, com seu pai, sua mãe ou uma líder.

Experiência adicional: 7-Faça uma lista de assuntos, tendências e problemas que enfraquecem a família. Leia a mensagem da Primeira Presidência na página 1 deste livro, “A Família: Proclamação ao Mundo” (ver página 101) e a seção sobre a família no livretoPara o Vigor da Juventude. Pesquise em A Liahona o conselho daqueles que apoiamos como profetas, videntes e reveladores. Escreva no diário seu plano para fortalecer sua família atual e os valores e tradições que você deseja estabelecer para sua futura família.

Valor Virtude

Experiência obrigatória: 1 - A virtude é um padrão de pensamento e comportamento com base em padrões morais elevados. Ela inclui a castidade e a pureza. A capacidade de criar a vida mortal é um poder sublime dado por Deus a Seus filhos. Ele ordenou que esse poder fosse usado somente entre homem e mulher, legalmente casados. Estude o significado e a importância da castidade e da virtude lendo Morôni 9:9Jacó 2:28, “A Família: Proclamação ao Mundo” e a seção sobre a pureza sexual no livreto Para o Vigor da Juventude. Leia também a décima terceira Regra de Fé e Provérbios 31:10–31. Escreva em seu diário as bênçãos prometidas àqueles que permanecem sexualmente puros e registre seu compromisso de ser casta.

Experiência obrigatória: 2 - Se for virtuosa “em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares”, você se qualificará para ter a companhia constante do Espírito Santo. Ao ser batizada e confirmada, você recebe o dom do Espírito Santo para guiá-la em todos os aspectos de sua vida. Como o Espírito Santo não habita em tabernáculos impuros, viver uma vida virtuosa é um pré-requisito para ter a companhia do Espírito e receber as bênçãos das ordenanças do templo. Leia as seguintes referências de escrituras e identifique as bênçãos prometidas: João 14:26–27; 15:26; 2 Néfi 32:1–5; e Doutrina e Convênios 45:57–5988:3–4;121:45–46. Registre em seu diário o que aprendeu e escreva sobre algum momento em que sentiu a orientação do Espírito Santo.

Experiência obrigatória: 4 - Porque o Salvador a ama e deu a vida por você, é possível arrepender-se. O arrependimento é um ato de fé em Jesus Cristo. Leia Morôni 10:32–33, o livro de Enos e a seção sobre arrependimento em Para o Vigor da Juventude.Graças ao sacrifício expiatório do Salvador, você pode ser perdoada de seus pecados. Leia as orações sacramentais em Doutrina e Convênios 20:77, 79. Comprometa-se a tomar o sacramento dignamente toda semana e a preencher sua vida com atividades virtuosas que lhe deem vigor espiritual. Com isso, você se tornará mais forte e capaz de resistir às tentações, guardar os mandamentos e tornar-se mais semelhante a Jesus Cristo. Defina o que você pode fazer diariamente para permanecer pura e digna e escreva seus planos em seu diário. 

Boa mutual!



Um comentário:

  1. Muito boa atividade! Fazemos uma vez por mês uma atividade de acompanhamento com as moças da ala, gostei muito da ideia de realizar junto com elas essa atividade. Obrigada por compartilha sua experiencia.

    ResponderExcluir