quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ideia: relatório de entrevista com as moças

Tivemos esse final de semana nossa Conferência de Estaca. E como de costume, durante as sessões, tivemos nosso treinamento de presidência com a Presidência das Moças da Estaca.
O assunto focado no treinamento foi sobre a importância de entrevistarmos com frequência as moças da nossa unidade. Não foi passada instruções ou dicas de como realizar as entrevistas, afinal, cada entrevista é uma experiência única e diferente, mas na necessidade real de conhecermos nossas moças e de traçarmos metas com elas para o cumprimento do Progresso Pessoal.
Para ajudar, ganhamos uma cópia do relatório de entrevistas abaixo:


O modelo foi retirado do blog As tontas vão para o céu. Procurei um pouquinho e encontrei o post sobre o assunto (para lê-lo, clique aqui).
Sabemos da importância de realizarmos as entrevistas regularmente, e como elas nos ajudam em nosso trabalho e nos aproximam das moças. Então, mãos à obra! 
Abraços a todas e vamos entrevistar!


sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ideia para show de talentos: Teatro com música e dança!

Show de talentos costumam ser sempre voltados, principalmente, para apresentações de dança e canto, certo? Que tal mudar isso um pouquinho?
Nossa estaca realizou este ano um show de variedades. E os jovens da nossa ala queriam muito apresentar algo diferente. Foi conversando sobre o que faríamos que surgiu a ideia de fazermos um teatro com música, dança e principalmente, muitas risadas. 
Montamos uma espécie de "jornal" e preparamos algumas "matérias" para noticiar. Quais foram elas? Os vexames que todo mundo já deu ao dançar determinada música e dos erros que já cometemos ao cantar outras.  (Sério!)
Abaixo, segue o roteiro da apresentação. Apesar de o roteiro parecer longo, o teatro dura aproximadamente uns sete minutos. Outra coisa boa, não precisa de muitos recursos para realizar-lo. Usamos o que nós tínhamos mesmo à disposição.
Obs.: Em parenteses, são as instruções para o funcionamento do teatro. Colchetes, comentários meus.



Apresentação - Show de Variedades
Jornalzinho


Cenário: Uma mesa e duas cadeiras.
Personagens: Dois apresentadores (um rapaz e uma moça).
Figurino: Camisa social e gravata para o rapaz. Roupa também social para a moça.

( Toca a vinheta do Plantão da globo)

Apresentador 1: Boa tarde! Interrompemos essa programação para um furo jornalístico bombástico!

Apresentador 2: Pesquisa revela que cem a cada cem jovens já pagaram mico quando o assunto é música e dança.

Apresentador 1:  Mais do que fazer um passinho incrivelmente absurdo durante uma festa...

(Toca um trecho de uma música qualquer e entra alguém fazendo um passo incrivelmente absurdo)

Apresentador 2: Mais do que pisar no pé de uma moça ao dançar forró num baile da igreja...

(Toca um trecho de uma música de forró e entra um casal dançando. O rapaz pisa no pé da moça, como
mencionado, e ela faz um escândalo:

Moça: - Ai, meu pé! Não sabe nem dançar! Credo!

Ela sai mancando deixando o rapaz extremamente constrangido.)

Apresentador 1: Estudos comprovam que todo mundo, mas TODO MUNDO MESMO,  tem...

Apresentador 1 e 2 juntos: VERGONHA DE ADMITIR QUE JÁ DANÇOU CERTAS MÚSICAS!

Apresentador 2: Admita rapaz, embora você esteja aqui hoje, se preparando para servir uma missão, buscando ser um rapaz virtuoso em algum momento da sua vida você já dançou a música "Vamo Pulá" de Sandy e Júnior.

( Toca apenas o refrão da música mencionada. Vários jovens entram pulando desengonçadamente. Mas desengonçadamente mesmo.)


[ Comentários meus: essa parte foi muito engraçada. Alguns levantaram os braços, e pularam iguais a uns doidos, as meninas sacudiram tanto o cabelo enquanto pulavam... Eles garantiram muitas risadas!]

Apresentador 1: Pois é! Você já se comportou com um babuíno boboca bagunçando em bando. Mas não pense que você, moça virtuosa que tá aí se preparando para um casamento eterno está fora dessa estatística. Confesse, você já fez uma rodinha de amigas  para dançar " Sou a Barbie Girl" da Kelly Key.

(Toca o refrão da música mencionada. Várias moças entram, fazendo uma rodinha e começam a dançar, jogando o cabelo e fazendo outras posses.  Na parte "Anda Barbie, vamos Barbie", um rapaz entra e começa apressar as moças como a música sugere)

[ Comentários meus: No dia não pensamos nisso, mas seria legal se as meninas que fossem dançar essa música fossem vestidas de rosa e com alguns acessórios que lembram a Barbie, como óculos com armação rosa, chapéus rosas e outros. Outra observação, essa música tem um coreografia. No youtube você encontra.  Nossas moças  não quiseram seguir os passos originais e inventaram os delas. Mas, quem quiser seguir, fica a opção.]

Apresentador 2:  Deprimente, nós sabemos! Porém, ainda mais deprimente são as chamadas tentativas! Todo mundo já tentou ensaiar os passos de " Thriller" de Michael Jackson num baile dos anos 80.


(Toca o refrão da música mencionada. Os jovens entram tentando dançar Thriller.)

[ Comentários meus:  Essa parte, sem dúvida, foi uma das mais engraçadas. Eles assistiram ao clipe de Thriller e cada um tentou fazer um passo da coreografia. É claro que eles deram uma exagerada e fizeram a "dança" de modo bem desengonçado. Imaginem a cena!]

Apresentador 1: E por falar em coreografias...quem nunca se atrapalhou em dançar uma?


Apresentador 2:  Quem nunca foi para a direita quando todos iam para a esquerda?

Apresentador 1: Quem nunca dançou imitando os passos de alguém que aparentemente dançava melhor?

Apresentador 2:  E quem nunca fez todas essas coisas juntas ao dançar "Tesouro dos Piratas" do Tchacabum?

(Toca o refrão da música mencionada. Os jovens dançam fazendo todas as coisas ditas pelos apresentadores. Um jovem dança olhando o tempo todo para outro que parece estar dançando melhor. Uma moça, erra, indo para a direita quando todos estavam indo pra esquerda. Outro faz os passos atrasados. Bate palma quando essas já passaram, erra o ritmo... Duas moças acabam se esbarrando por acidente. Tudo dá, literalmente, errado!)

Apresentador 1: Comentários não são necessários, né?

Apresentador 2: Com certeza não! Assim como também não precisamos comentar muito a próxima música.

Apresentador 1:  Embora ninguém admita, todo mundo já dançou essa.

Apresentador 2: O número um em nosso juro jornalístico: "Ragatanga"

(Toca o refrão da música do Rouge. As moças entram e dançam seguindo a coreografia. Claro que de modo bem desengonçado, errando alguns passos).


Apresentador 1:  Triste! Mas não se envergonhe. Confesse o vexame que você já deu!

Apresentador 2: Isso mesmo, admita! Faça como naquela música "Não se deprima, não se deprima!" (o apresentador canta essa parte)

Apresentador 1:  Desculpa, mas a letra não é essa.

Apresentador 2: Como?

Apresentador 1:  É " Não se reprima, não se reprima!" (a apresentadora canta essa parte também) Mas não se preocupe!   Pesquisa também revela que quem canta seus males espanta e com a letra  se engana!

Apresentador 2:  Pois é! Mas quem se engana com a letra tem vergonha de admitir isso. (Admite o apresentador extremamente envergonhado)

Apresentador 1:  O importante é que todo mundo já se enganou vez ou outra. Seja cantando debaixo do chuveiro, numa rodinha de violão com os amigos, no karaokê ou até cantando um hino na sacramental.

Apresentador 2: Uma música que tem confundidos muitos cantores de várias gerações é uma do Roupa Nova.

(Entram no palco uma moça e dois rapazes. Um rapaz vem segurando uma escova de cabelo na mão. Outro vem segurando uma plaquinha onde se lê : "Oi, eu sou o Holandês!". O rapaz que tem a escova na mão canta: "Eu perguntava a tu e ao Holandês, eu te abraçava a tu e ao Holandês". Enquanto ele canta, ele faz os gestos que ele mesmo está cantando)

[ Comentários meus: Queríamos ter conseguido uma roupa de holandês para a ocasião, mas não encontramos!]

Apresentador 2: EI! (Ele interrompe a cantoria) Não tem nenhum holandês nessa música!


Rapaz com a escova de cabelo na mão:  Ah, não?!

(O rapaz segurando a plaquinha faz uma cara de profunda decepção e sai de palco revoltado. A moça o segue, pedindo que ele espere)

Rapaz com a escova de cabelo na mão: Desculpa! Foi mal aí!

(Ele também se retira!)

Apresentador 2:  O correto dessa música é " Eu te abraçava DO YOU WANNA A DANCE, e perguntava DO YOU WANNA A DANCE".

Apresentador 1: Jota Quest também tem tem feito vários aspirantes a cantores se equivocarem...

(Entra uma moça no palco, com a escova de cabelo na mão. Ela é seguida por um rapaz de aspecto triste e que segura um plaquinha dizendo: "Oi, eu sou o Heitor". O rapaz tenta a todo custo chamar a atenção da moça que o ignora e canta " HEITOR, eu não te escuto mais. Você não me leva a nada!¨)


Apresentador 1: (corrigindo a moça!) "EI DOR, moça, EI DOR!" Coitado do Heitor!

Moça com a escova de cabelo na mão: Eu quero cantar HEITOR. A música é minha!

Apresentador 1: Tecnicamente a música não é sua.

Moça com a escova de cabelo na mão: Mas o microfone é meu!

Apresentador 1:  Isso aí é uma escova de cabelo!

(O apresentador 2 interrompe a discussão.)

Apresentador 2: Bom, esse foi o nosso furo jornalístico de hoje. Voltamos logo mais com novas notícias. Aproveitem agora a programação normal.

O vídeo não ficou com uma imagem muito boa, mas...quer quiser conferir e ter uma noção da ideia: Show de Variedades.
Espero que gostem da ideia e divirtam-se com ela!
Bom final de semana!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Mensagem com o tema: Vinde a Cristo

Nossos jovens foram designados para deixar uma mensagem na reunião de integração da ala. Demos a eles a oportunidade de escolher o tema da mensagem que eles queriam compartilhar com os irmãos e, eles optaram por falar um pouco mais sobre o tema da mutual deste ano: Vinde a Cristo.
Eles também decidiram que mais de um jovem compartilhariam a mensagem e que dariam oportunidades para os membros expressarem suas opiniões, ideias, pensamentos e experiências a respeito do tema.
Como a mensagem foi elaborada para ser dada na reunião de integração, ela foi bem simples e não muito longa.  Segue o "roteiro" abaixo:

Jovem 1: Neste ano, um importante convite foi feito não só aos jovens, mas a todos os membros da Igreja. Ele se encontra em Moroni 10:32: "Vinde a Cristo, sede aperfeiçoados Nele e negai-vos a toda iniquidade." Como podemos responder a esse convite e nos aproximarmos do nosso Salvador? Hoje, nós, jovens da ORM, falaremos um pouco a respeito disso.

Jovem 2:  Não podemos responder ao convite de alguém que não conhecemos, por isso, o estudo diário das escrituras é essencial para conhecermos o Salvador, Sua vida, obras e amor por nós.
( Aqui o jovem leu ou pediu para alguém ler JOÃO 5:39.   Logo após a leitura, o jovem compartilhou seu testemunho sobre como as escrituras nos ajudam a nos achegarmos a Cristo ou pediu para alguém fazê-lo)

Jovem 3: Ao conhecermos a Cristo, percebemos que precisamos seguir o Seu exemplo para que possamos nos aproximar Dele e nos tornarmos como ele.
(Mesmo procedimento, o jovem leu ou pediu para alguém ler JOÃO 9:5.  Testemunho sobre como seguir o exemplo de Cristo e Sua luz  nos auxilia a irmos até Ele)

Jovem 4: A medida que conhecemos o Salvador, compreendemos que precisamos servir, tal como Ele serviu.
(ler MATEUS 25:40.  Testemunho sobre como o serviço nos aproxima de Cristo)

Jovem 5: Pregar o evangelho, orar sempre, amar o próximo, frequentar o Templo, muitas são as coisas que podemos fazer  diariamente para virmos a Cristo.
(Nesse ponto da mensagem, pedir sugestões para as pessoas participantes sobre o que mais podemos fazer para nos achegarmos ao Salvador)

Jovem 6: Responder a esse convite tão importante que o Salvador nos faz é um processo que durará nossa vida inteira. A medida que formos nos aproximando de Cristo, iremos nos aperfeiçoar Nele  e ficará mais fácil nos negarmos a toda iniquidade. Nas palavras do próprio Senhor Jesus Cristo: ler LUCAS 6: 47-48.


Embora simples, foi muito espiritual e deu a oportunidade das pessoas se expressarem também. Nas partes onde escrevi testemunho, pode ser uma experiência ou aquilo que a pessoa tiver o desejo de compartilhar.
A mensagem pode, é claro, ser adaptada de acordo com a necessidade (assim como as escrituras utilizadas, afinal, são várias que falam do Salvador) e pode ser utilizada em outras atividades.

Espero que tenham gostado!

Ideia para Novos Inícios

Sei que já estamos na metade do ano, mas, recentemente, minha amiga foi chamada como conselheira das moças da ala dela. Como ainda não havia sido realizado o Novos Inícios em sua ala, ela e a nova presidência decidiram começar com essa atividade. Segue as ideias que elas utilizaram.

Decoração: A decoração foi bem simples, mas muito bonita. Em uma mesa, elas colocaram todos os materiais que utilizamos nas moças: manuais, progresso pessoal, livreto para o Vigor da Juventude... Numa outra mesa, elas colocaram as lembrancinhas que fizeram para as moças e os pais. Bexigas foram utilizadas para fazerem flores das cores dos valores das moças. Ficou bem colorido!


Mesa com os materiais

Mesa com as lembrancinhas

Lembrancinhas: As lembrancinhas foram bem simples também, mas muito delicadas e singelas. 
As moças receberam as rosas abaixo. Reparem, o miolo é uma trufa deliciosa. Essa lembrancinha não foi feita pelas irmãs, elas as compraram na Cacau Show.



As moças também ganharam uma "marmitinha". Lojas especializadas em festas costumam vender embalagens com dez unidades cada. A "arte" foi feita pelas irmãs. Elas imprimiram, em casa mesmo, um cartãozinho com o lema das moças e enfeitaram com E.V.A, lacinhos e fitinhas. Cada "marmita" continha um detalhe diferente quanto aos enfeites. E dentro, um delicioso pedaço de bolo de chocolate. Hum!


Para transportar a "marmitinha",  as irmãs providenciaram as sacolinhas abaixo. Também compradas em lojas especializadas em festas. (Uma embalagem contem dez unidades). Elas as personalizaram com o lema e o emblema das moças.


Os pais e os demais convidados, foram presenteados com as caixinhas a seguir. Elas também continham um pedaço de bolo.



Programa: O programa também foi simples e seguiu as orientações encontradas no Manual de Administração da Igreja sobre os Novos Inícios. As moças explicaram sobre o tema e lema da organização. Os símbolos e as classes foram apresentados por uma abelhinha, uma menina-moça e uma laurel respectivamente. Para ajudar na apresentação, as irmãs fizeram slides também.  Foi apresentado o tema da Mutual deste ano, assim como os propósitos e objetivos da Organização das Moças.  A presidente das Moças da ala falou a respeito da importância do Progresso Pessoal e apresentou o vídeo O Milagre do Progresso Pessoal . Como hino, elas cantaram os hinos da mutual deste ano.


Algo que chamou bastante a minha atenção também, além de todo o programa, foi que no mesmo dia em que Os Novos Inícios foi realizado, havia um baile em outra ala da nossa estaca. As moças não deixaram de ir a atividade para ir ao baile.
Foi tudo muito simples e bonito e com certeza, muito espiritual.


Líderes e moças da Ala Sete de Setembro

Bom final de semana!