quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ideia para arrecadar fundos para Conferência de jovens: Venda de doces

   Uma outra ideia que estamos colocando em prática para arrecadar fundos para a Conferência de Jovens é a venda de doces.
   Entre os vários que estamos vendendo, o que tem feito "mais sucesso" é o mousse de maracujá. 


   Segue a receita:

Ingredientes: 1 lata de creme de leite
                    1 lata de leite condensado
                    1 pacote de gelatina sabor maracujá
                    Sementes de maracujá para decorar

Modo de fazer: Dissolver a gelatina em 250 ml de água morna, acrescentar 250 ml de água gelada  e mexer bem (Modo de preparo normal da gelatina). Bater a gelatina, o creme de leite e o leite condensado no liquidificador. Colocar nas forminhas individuais e levar à geladeira. Esperar endurecer e vender!

   É realmente bem simples e fácil de fazer. Além de poder ser feito em outros sabores. Por exemplo, para mousse de morango, basta trocar a gelatina de maracujá para morango. E para mousse de coco, a gelatina tem que ser incolor e tem que acrescentar leite de coco e coco ralado para decorar.
  Basta calcular o valor gasto com os ingredientes, mais as forminhas e colherzinhas e definir o preço.
  Boas vendas!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Ideia para Show de Talentos: Apresentação Teatral

   Esta foi uma atividade planejada e realizada pela presidência das moças e dos rapazes da Estaca.
  É comum em Show de Talentos assistirmos a diversas apresentações, de canto e dança principalmente. Essa atividade, porém, foi um pouquinho diferente. Todas as apresentações foram teatrais. Cada ala recebeu um tema, ou melhor, uma parábola para adaptar e interpretar em até 10 minutos. 
   A ideia era abordar um pouco mais do Seminário (afinal, os jovens estão estudando o Novo Testamento este ano) na vida dos jovens, principalmente, na vida daqueles que não estavam frequentando.
   Oito parábolas foram escolhidas e sorteadas entre as alas e ramos, sendo elas: A parábola do semeador, do grão de Mostarda, do filho pródigo, do trigo e o Joio, dez talentos, dez Virgens, das bodas e lavradores maus.


Cartaz da atividade

   Nós ficamos com a parábola do semeador. Muitos foram os dias de ensaio, de montagem de cenário e figurino. Mas, valeu a pena! Nossos jovens se envolveram e participaram muito. Deram ideias para o cenário e inclusive, para o "roteiro" da apresentação.

   Marcamos um dia só para estudar a parábola. E desse estudo, surgiu a ideia de dividir a apresentação em duas partes: na primeira, apresentamos a parábola; na segunda, a explicação da mesma. 
    Tanto no livro de Mateus, quanto no livro de Marcos, há apresentação da parábola e depois a explicação da mesma. Assim, os jovens decidiram encenar as duas partes.
   Na primeira parte, um rapaz interpretou o semeador que saiu para semear. A roupa dele foi confeccionada com um tecido chamado algodão cru e, acreditem ou não, cola quente. Também usamos TNT marrom para fazer a "bolsa" e outros detalhes do figurino. Um outro rapaz interpretou a ave que come a semente que cai ao pé do caminho. Usando E.V.A laranja, fizemos um bico. As asas, papel-cartão preto. Pedimos ao rapaz para vir vestido com uma camisa preta. E assim,  foi a nossa ave. Três moças foram as sementinhas que caíram entre os pedregais, entre os espinhos e na terra boa. Com papel cartão, desenhamos flores e fizemos um recorte para aparecer o rosto das meninas. Elas foram vestidas com blusas verdes e ficaram agachadas atrás da pedra, feita de papel machê, dos espinhos, feitos de uma caixa de papelão bem grande, e da terra boa, uma caixa de papelão pintada de marrom.
    Na segunda parte, a explicação da parábola, o semeador foi substituído por dois rapazes representando missionários. A roupa deles foi muito fácil. Só foi preciso pegar plaquetas missionárias emprestadas. Cada lugar onde a semente caiu foi representado como casas.  Pegamos cadeiras da própria capela emprestada e improvisamos dois sofás. Levamos para a Estaca uma espécie de mesinha, e a cada casa, trocávamos os objetos dela, uma hora era um arranjo, outra, livros. Tudo foi feito de forma bem simples. A cada nova casa, os missionários encontravam possíveis pesquisadores e uma determinada situação acontecia de acordo com a parábola.
    Na primeira casa, a que representa a semente que caiu no meio do caminho, os missionários entram e deixam uma breve mensagem sobre uma verdade sobre o evangelho. Quando os missionários saem da casa, se aproxima o vizinho, que representa a ave que comeu a semente, e começa a colocar várias dúvidas em suas mentes. Assim, os donos da casa decidem não receber mais as visitas dos missionários.
    Na segunda casa, que representa a semente que caiu no meio de pedregais, os missionários e a mensagem que eles compartilham são recebidos com muita alegria pelos pesquisadores. Eles até se comprometem em ir à Igreja. Os missionários saem e os jovens se preparam para ir à igreja. (Aproveitamos que a nossa Estaca tem no salão cultural um palco e cortinas, assim, os jovens puderam trocar suas roupas para roupas de domingo). No caminho, dois vizinhos aparecem e os criticam por suas roupas nos padrões. Ofendidos, os pesquisadores decidem voltar para casa. Essa cena representa a semente que caiu nas pedras e não vingou por não ter raiz profunda, ou seja, representa aqueles que se afastam diante os desafios por não terem fé.
      Representando a semente que caiu no meio dos espinhos, temos a terceira casa. Nela está acontecendo uma festa. Uma de nossas moças levou um pequeno rádio e nós escolhemos uma música animada (e dentro dos padrões, é claro!). Nessa casa, os missionários nem foram recebidos direito. Eles convidam todos os presentes para ir a Igreja, mas... as desculpas são muitas. Eles representam as pessoas que "preferem os cuidados do mundo".
     E por último, representando a semente que caiu na boa terra, temos a quarta casa. Nessa os missionários tem sucesso. Os pesquisadores ouvem a mensagem e a aceitam.
    Gostaria de ter fotos para da atividade para mostrar, não sei se pela minha descrição dá para entender tudo corretamente, mas eu estava participando do teatro. Sugiro que estudem a parábola para ter um maior entendimento de como a adaptamos. Abaixo segue o link do vídeo da nossa apresentação (a qualidade do som não está muito boa, mas, dá para ter uma ideia):  http://www.youtube.com/watch?v=jLd5W4kntog
     As outras alas fizeram apresentações maravilhosas. O cenário também foi bem simples, assim como o figurino. A ala que interpretou a parábola das dez virgens, por exemplo, utilizou TNT para fazer as túnicas das moças, do noivo e dos guardas que os acompanhavam. As tochas foram feitas de papel cartão, assim como as lâmpadas. Simples e muito bonito.
       Espero ter ajudado.
       Qualquer coisa, tenho o roteiro da nossa apresentação. Quem quiser é só pedir que mando por e-mail.
       Bom final de semana.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia das Crianças = Mãozinhas que ajudam + progresso pessoal + conferência de jovens


    Nossa estaca realizou neste dia das crianças o programa Mãozinhas que ajudam.
   Arrecadamos itens de higiene pessoal (como desodorante, shampoo, condicionador, talco, entre outros) e montamos com esses itens, kit's para doarmos aos asilos da nossa cidade. Toda a primária da nossa ala esteve envolvida, assim como o sacerdócio e as auxiliares. É claro que as moças não poderiam ficar de fora.
   Além do tempo que gastamos para arrecadar todos os itens, dois dias foram necessários para a realização do programa: um para montar, outro para entregar os kit's. Dois dias maravilhosos!


doações recebidas

Montagem dos kit's


Kit's prontos para a entrega
                                   
Entrega dos kit's aos idosos
    
   Todas as moças que participaram do Mãozinhas que ajudam, sejam arrecadando doações, montando os kit's ou visitando o asilo, concluíram a experiência adicional número seis do valor Boas Obras:


6 . Despenda pelo menos três horas prestando serviço para 
outros que não sejam seus familiares . Peça sugestões de 
serviço à presidente da Sociedade de Socorro de sua ala 
ou ramo ou a um líder de sua comunidade . Por exemplo, 
você pode tomar conta de crianças enquanto os pais vão 
ao templo; recolher, fazer ou consertar brinquedos e jogos 
para um berçário; aceitar uma designação para limpar a 
capela; ler ou realizar pequenas tarefas para uma pessoa 
doente ou incapacitada de sair de casa . Anote em seu diá-
rio as reações da pessoa a quem serviu e as possíveis metas 
para futuras oportunidades de serviço 

    Aproveitaremos o mês de Outubro para incentiva-las a concluírem as outras experiências desse valor. A aula "Como posso ser mais semelhante a Cristo no meu serviço ao próximo?" (Uma das aulas desse mês, do manual Vem, e segue-Me), está repleta de sugestões para trabalhar esse valor.
    Mudando um pouco de assunto, mas ainda falando a respeito do dia das crianças, aproveitamos também a data para arrecadar fundos para a Conferência de Jovens.
    A Presidência da Primária da nossa ala sempre compra pequenas lembrancinhas para dar às crianças de presente nessa data. Uma de nossas moças sugeriu que nós confeccionássemos as lembrancinhas este ano. Assim, a Primária economizaria e nós conseguiríamos aumentar o nosso "pezinho de meia".
    Optamos por fazer saquinhos-surpresa decorados. Utilizamos saquinhos já prontos, feitos de TNT. Rosa para as meninas, verde para os meninos. Decoramos com bonequinhos feitos de E.V.A. E como doces, compramos pirulitos, balas (daquelas mastigáveis, para não ter problema com as crianças menores), Bis, pipoca, entre outros.
     Marcamos um dia para confeccionar e montar tudo. Peguei os moldes dos bonequinhos na internet (Há várias opções realmente fáceis de fazer!). Depois de desenhar cada parte do corpinho no E.V.A. na cor correta, foi só recortar e colar.

Recortando os moldes
Quase prontos!
Colando

Lembrancinhas prontas!

    Nos divertimos, aprendemos e servimos muito!

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Incentivo Progresso Pessoal + aulas do mês do outubro

   Impossível não começar a postagem de hoje falando um pouquinho a respeito da maravilhosa conferência que tivemos, não é mesmo?
  Analisando as anotações que fiz durante as sessões, percebi que escrevi várias vezes as palavras convênios e mandamentos.  E como esses foram os dois últimos temas trabalhados em "Vem e segue-me", tive a ideia de fazer um pequeno "lembrete" para as moças a fim de ajuda-las a reforçar o que aprenderam durante as aulas e, ao mesmo tempo, trabalharem no Progresso Pessoal. Afinal de contas, o progresso pessoal é uma ferramenta maravilhosa para preparar as moças para fazerem convênios e viverem os mandamentos, não é mesmo?
   A lembrete que irei entregar a elas no domingo é o seguinte:



  Trata-se das sugestões encontradas na seção "Viver o que aprendemos" de Vem e segue-Me. Todas foram retiradas das aulas que tivemos no mês de Setembro.  Espero dessa forma incentivar as moças que já há algum tempo estão sem trabalhar no Progresso Pessoal, assim como as abelhinhas que chegaram agora e ainda estão se adaptando na Organização.
  Outra ideia para incentivar as moças e fazerem-nas participarem das aulas e terem um melhor aproveitamento é dar a elas a oportunidade de participar das escolha das aulas que teremos no mês.
   No último domingo do mês, entregamos as nossas jovens uma listinha com o tema do próximo mês e as aulas. Então elas votam em suas opções preferidas. Por exemplo:

Tema do mês de outubro:  Tornar-se mais semelhante a Cristo

Aulas: 

(      ) Como posso me tornar mais semelhante a Cristo?
(      ) Como posso desenvolver amor cristão?
(      ) Como posso ser mais semelhante a Cristo em meu serviço ao próximo?
(      ) Como posso aprender a ser mais paciente?
(      ) Por que é importante ser grata?


   Minhas conselheiras e eu analisamos os resultados, por assim dizer, e então selecionamos as aulas que serão dadas. Lembrando que, o número de alternativas que elas podem escolher é correspondendo ao número de domingos que o mês terá. Esse mês por exemplo, são apenas três domingos, portanto, elas marcaram apenas as três favoritas.
    
   Mais uma vez, espero que ajude!
   Boa semana.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Ideia para arrecadar fundos para a Conferência de Jovens: Bazar

   Uma das atividades nas quais estamos envolvidas este ano é em arrecadar fundos para a Conferência Multi Estacas para Jovens (também conhecida como Efy).
   Moro em uma cidade do interior do Rio de Janeiro. Nossa estaca nunca participou antes de uma Conferência para Jovens. Até este ano, na época do carnaval, acampávamos. Somente em julho que ficamos sabendo, com certeza, que iríamos participar da Conferência de Jovens. Então, começaram nossos preparativos para arrecadar fundos.
    Minhas conselheiras e eu tivemos a ideia de fazermos um bazar.
   Pedimos a presidente da Sociedade de Socorro que solicitasse às irmãs roupas que elas não usavam mais, e que estivessem em bom estado, para nos doar. As moças também contribuíram, assim como os portadores do sacerdócio. Pedimos doações também para amigos e conhecidos.
   Marcamos um dia para avaliarmos o estado das doações que recebemos, para separar as peças de roupas em categorias (calças, bermudas, vestidos, saias, roupas infantis, etc.) e definir os preços, que variam entre um, cinco e dez reais. Retiramos do bazar todas as roupas que estavam manchadas, desbotadas ou com aspecto de velhas.
    Realizamos o bazar nas casas de algumas jovens, nas nossas próprias e nas de irmãs da Sociedade de Socorro que gentilmente cederam as suas para nós. Não é necessário muita elaboração. Organizamos as roupas em pilhas e as expomos em cadeiras, de acordo com as categorias previamente separadas. Penduramos algumas em varais e cabides. E assim, vamos aproveitando o espaço que temos.
    Embora dê certo trabalho (com o transporte das roupas e com a "montagem" do bazar a cada nova casa em que ele é realizado) é uma ideia bem simples, que não precisa de nenhum investimento e que dá resultados. Só precisa, é claro, ser bem divulgado!




   É também uma ótima oportunidade para abordar os padrões de vestuário e aparência com as meninas. Sem mencionar na possibilidade de compartilhar o evangelho com as pessoas que visitam bazar.
    
    Espero que ajude!
    Uma excelente conferência para todas nós amanhã.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Boas Vindas!



    Ao longo dos anos, tive a grande oportunidade e privilégio de servir na Organização das Moças como  conselheira. Muitas foram as atividades, mutuais e experiências. Além do aprendizado, é claro.
     Recentemente, fui chamada como presidente das moças da minha ala. Embora a alegria por ter recebido esse chamado tenha sido grande, a preocupação com ele também foi (e ainda é!). Muitas vezes me pergunto: O que fazer? Qual atividade seria melhor? Será que estou fazendo um bom trabalho? 
     Constantemente, tenho recebido ajuda de blogs semelhantes a esse, com ideias e sugestões. Senti que estava na "minha vez" de compartilhar minhas experiências. Afinal, quem sabe elas não podem ajudar outras pessoas, outras líderes e moças, tal qual eu fui auxiliada até aqui.
      Espero cumprir o objetivo. E espero também que vocês possam achar esse blog interessante. Espero que ele lhes ofereça boas ideias.
     
      Bem vindas!