quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ideia para Mutual sobre padrão de namoro

Primeiramente, desculpem pelo "sumiço". Várias coisas aconteceram ao mesmo tempo durante esse período que estive ausente e ainda estou me adaptando há elas. Descobri que preciso me organizar melhor.
Mas, mudando de assunto, realizamos essa semana uma Mutual sobre padrão de namoro. 
Retirei e adaptei algumas ideias de blogs que sigo. Irei compartilhar-lhos mais adiante, assim que for explicando os passos da mutual.
Sabemos que a idade de namoro é a partir dos dezesseis anos, entretanto, optamos por fazer a mutual para todas as moças: abelhinhas, meninas-moças e lauréis.
O tema da mutual e as ideias para a decoração  foram retirados do blog Fazendo o meu Progresso Pessoal (o link da atividade, a propósito, está aqui). O tema "Não saia por aí beijando qualquer sapo" nos deu a oportunidade de enfeitar a sala das moças com toalhas verdes e sapos de pelúcia. Utilizamos também pratinhos e copinhos verdes para o lanhe.
Começamos a mutual com uma  espécie de dinâmica sobre namoro e relacionamentos que encontrei no  blog Ideias para as moças Sud (o link da atividade está aqui ). Porém, fizemos várias adaptações. 
Preparamos cinco pratinhos diferentes com biscoitos recheados (No blog da Flávia eram cupcakes!)

Primeiro pratinho: retiramos o recheio do biscoito e colocamos outro (colocamos Ketchup). Pedimos para uma das moças comerem. É claro que o gosto foi horrível. 
Lição: Na hora de escolher alguém para namorar não devemos escolher baseado apenas na aparência da pessoa. O interior importa muito na escolha.

Segundo pratinho: Pegamos dois biscoitos recheados do mesmo sabor e pedimos para duas voluntárias comerem. Para a primeira, simplesmente entregamos o biscoito. Para a segunda, quebramos e amassamos o biscoito todo! Fizemos a maior bagunça.
Lição: Nunca permitam num namoro que alguém te menospreze ou "coloque você pra baixo". Da mesma forma que devemos procurar amigos que nos elevem, devemos procurar por pessoas para namorar que nos apoiem, nos edifiquem e nos ajudem a sermos melhores. Devemos também tratar a outra pessoa da mesma forma que gostaríamos de sermos tratadas.

Terceiro pratinho: Colocamos vários sabores de biscoitos recheados no pratinho e pedimos para cada moça escolher um. Cada moça pegou, logicamente, o sabor que mais gostava. 
Lição: Nunca sabemos o que combina mais com a gente sem antes conhecermos. O namoro envolve uma escolhe e precisamos conhecer bem a pessoa antes de fazermos essa escolha. 

Quarto pratinho: Novamente, pedimos a participação de duas voluntárias. Servimos o mesmo biscoito recheado para elas. Para a primeira, simplesmente servimos o biscoito. Já a segunda, colocamos um monte de sujeira no pratinho dela junto com o biscoito.
Lição: Que lugares estamos frequentando? Que atividades estamos fazendo? Onde estamos buscando nossas companhias? Será que são realmente lugares santos? 

Quinto pratinho:  Colocamos três biscoitos num pratinho. Todos faltando alguma coisa. Um, faltava um pedaço;o outro, o recheio, no outro, a "tampinha".
Lição: O Pai Celestial nos deu a receita exata para o namoro e, consequentemente, o casamento eterno. Precisamos segui-la para termos sucesso. Substituir ou retirar qualquer ingrediente dessa receita não nos ajudarão.

Debatemos cada uma das lições dessa dinâmica com as moças. Após,  pedimos para que elas sorteassem algumas perguntas que preparamos anteriormente sobre namoro e que lessem a pergunta para a classe. Demos a oportunidade para que elas mesmas respondessem.

1 - O que é namoro?
Muitos adolescentes tem a ideia errado sobre o que é realmente o namoro. A grande maioria acha que namoro se resume a beijos e abraços. Queríamos que as moças realmente refletissem nessa questão e que elas percebessem que o namoro é uma preparação para o casamento. Queríamos que elas vissem que namorar envolver apoiar e ajudar o outro, ser companheiro e amigo também. Não é apenas uma diversão, ou algo que você começa hoje, termina depois de algum tempo e então começa novamente logo depois com uma outra pessoa.  Namoro é algo sério. É uma escolha que fará uma diferença na sua vida. Se positiva ou negativa depende de você mesmo.

2 - Por que devo esperar até os dezesseis anos para começar a namorar?
Achei que essa pergunta fosse ser complicada, mas não. As próprias moças responderam. De acordo com elas mesmas a resposta seria por questão de maturidade.  Como o namoro é algo sério, que requer responsabilidade e compromisso, uma preparação é fundamental. Aos doze, treze, quatorze, quinze anos ainda não se tem a maturidade necessária. São muitas as mudanças pelas quais se passam nessas faixas etárias. As jovens, às vezes, ainda  estão descobrindo quem são realmente nessa idade.
Algumas de nossas meninas-moças comentaram que sentem que estão perdendo alguma coisa porque todas as suas amigas namoram. Já uma abelhinha mencionou o fato de "gostar" de um rapaz.
Minhas conselheiras e eu aproveitamos para debater essas questões com elas. Começamos dizendo que é normal nós "gostarmos" de alguém ou até mesmo acharmos alguém bonito. Mas devermos esperar a hora certa, pois tudo tem seu tempo.  E quanto a sensação de estar perdendo algo ou ficando para trás, garantimos as moças que não é bem assim. Pedimos a elas que pensassem nas coisas ruins que podem acontecer com jovens que começam a namorar cedo demais. Depois enfatizamos a elas que elas estão sendo protegidas dessas coisas e que na realidade, elas estão se preparando para ter experiências saudáveis e positivas.

3 - Posso namorar pessoas de outra religião?
Aqui as respostas delas foram variadas. Algumas responderam que não. Outras disseram que não é aconselhado. Aproveitamos para debater bastante as respostas delas e todas participaram muito.
Uma de nossas jovens atentou para o fato de que se você namorar com um pessoa de outra religião, como seria na hora em que você fosse se casar? E quando tivesse filhos, em qual religião eles seriam batizados?
Outra salientou que talvez a pessoa não tivesse os mesmos padrões que você e que ao invés de te ajudar ela te atrapalharia, ou acabaria fazendo com que você rebaixasse os seus.
Já outra lembrou que o Senhor advertiu aos nefitas que não se misturassem com os lamanitas por causa de todas essas coisas.
Aproveitamos também para lembrar-las que elas devem escolher bem seus namorados quando o tempo certo chegar. Que elas devem buscar conhecer o rapaz primeiramente antes de fazer sua escolha e lembramos também que não é só porque o rapaz vai a Igreja aos domingos que ele é perfeito para elas. Infelizmente, algumas moças acham que só porque o rapaz é membro e está presente todos os domingos ele já serve para namorar. Mas elas esquecem de reparar no comportamento dele fora da Igreja. Esquecem de verificar se ele realmente vive os padrões quando não tem nenhum outro membro por perto.

4- Como devo me comportar quando estiver num encontro ou quando estiver namorando?
Adorei a resposta que uma das nossas moças deu: "Da mesma maneira que nos comportaríamos na presença de nossos pais".

5 - Quais as responsabilidades que temos em relação ao nosso namorado?
Novamente, adorei a resposta delas: "De ajuda-lo a viver e a guardar os mandamentos e de manter-se digno".
Para o Vigor da Juventude ensina: "Lembrem-se de que um rapaz e uma moça, ao saírem juntos, têm a responsabilidade de proteger a honra e a virtude um do outro."
Para o Vigor da Juventude: Namoro

6- Por que devo sair em companhia de outros casais quando for namorar?
Aqui também as respostas foram muitas: para evitar a aparência do mal; para ver como a pessoa se comporta e a trata na frente dos amigos; para evitar tentações... Deixamos que elas falassem a vontade e elas fizeram.

Todas as perguntas que fizemos foram baseadas na seção "Namoro" do Para o Vigor da Juventude. Depois que finalizamos essa parte, pedimos para que as moças se lembrassem sempre de quem elas são e de que elas não aceitassem menos que um casamento no templo.  Minhas conselheiras (uma inclusive se selará no templo com seu esposo e filho em outubro) e eu prestamos nossos testemunhos sobre a importância do casamento no templo.
Foi uma excelente atividade.
Pena eu estar sem máquina para tirar fotos. Mas, fica a ideia.
Boa semana!

4 comentários:

  1. Obrigada pela inspiração! Vou fazer amanhã com as nossas moças da ala Guará II/Estaca Brasília Brasil

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, vou usar em minha aula. Obrigada por compartilhar !!!! :)

    ResponderExcluir