sexta-feira, 18 de julho de 2014

Treinamento de indexação (passo a passo) para os jovens

Esse mês, nosso bispo passou a todas as auxiliares uma meta no que se refere a indexação: cada organização deverá indexar 500 nomes por mês até o final de ano. 
Inúmeros treinamentos foram dados a fim de ajudar a todos os membros a cumprirem a meta determinada. Porém, todos esses treinamentos que tivemos serviram para explicar o que é a indexação, para que ela serve e sua importância. Nenhum deles explicou realmente como fazer o trabalho de indexação.
O presidente do rapazes e eu fizemos uma atividade para ajudar os jovens a começarem a fazer a indexação. Percebemos que muitos jovens não sabiam como começar a indexar e alguns jovens não sabiam como trabalhar com determinado projeto (há vários tipos de projeto de indexação, há dois anos, alguns jovens fizeram um projeto de indexação para o acampamento, mas esse projeto, "Cartões de imigração do Rio de Janeiro", não está disponível no momento, então tivemos que escolher outro).
Elaborei, então, para ajuda-los um treinamento que pode ser utilizado para toda a ala. Ele é um pouco extenso mas, está bem explicado.
Importante: As instruções de indexação que preparei para este treinamento são para o projeto "Brasil, Rio de Janeiro - Registros Civis de Nascimento e Óbitos". Cada projeto tem informações diferentes.  
Fiz alguns slides para o treinamento, mas como não sei como postar os slides aqui, coloco as imagens. Quem quiser o arquivo é só deixar o e-mail que eu envio, ok?

Primeiro passo: Baixar o programa de indexação. Vá no site https://familysearch.org/indexing/get-started-indexer e baixe o programa.


Site para baixar o programa

Segundo passo: Depois de baixar o programa, instale-o no seu computador. Um ícone do programa aparecerá na sua área de trabalho.


Ícone do programa na área de trabalho
Terceiro passo: Entrando no sistema. Você precisará de uma conta SUD para entrar. Se já a possuí, basta digitar seus dados nos campos correspondentes, se não, basta clicar "Cadastrar-se em uma nova conta".
Entrando no sistema

Quarto passo: Criando uma conta SUD. Quando você clica em "Cadastrar-se em uma nova conta" você é direcionado a uma nova página da internet que o ajudará a criar a sua conta. Basta preencher com seus dados. Importante: é preciso saber seu número de registro de membro. Caso não saiba, pergunte ao bispo, conselheiro ou secretário da ala.

Dados para criar a conta SUD

Dados para criar a conta SUD

Quinto passo: Depois de criar sua conta SUD e entrar no sistema, está na hora de começar a indexar. Mas antes, é necessário baixar um lote, ou seja, baixar um projeto.

Basta clicar em "Baixar Lote"

Sexto passo: Escolha o projeto que você quer trabalhar. Dica: é sempre bom começar com projetos de nível iniciante. O que eu escolhi para trabalhar foi o projeto: Brasil, Rio de Janeiro - Registros Civis de Nascimento e Óbitos".


Sétimo passo: Digitar as informações solicitadas no projeto. Cada projeto é diferente. Cada um pede informações diferentes. As instruções abaixo servem apenas para o projeto Brasil, Rio de Janeiro - Registros Civis de Nascimento e Óbitos".

1 -  Tipo de imagem;
Essa é a primeira informação que precisamos dar.Se a imagem estiver normal e possuir informações a serem digitadas, selecione a opção “Normal”. Caso contrário, selecione a opção que melhor se adequar a situação. Exemplos: Imagem em branco, Imagem sem dados a serem extraídos, etc.



2  - Prenome
O prenome, nada mais é, do que o nome da pessoa.




3- Sobrenome
Neste campo, basta digitar o sobrenome da pessoa.
Importante: as vezes, em registros de nascimento o sobrenome da criança não é registrado. Nesse caso, apertamos CTRL+B e o campo do sobrenome será preenchido com as palavras “EM BRANCO”

O sobrenome da pessoa que estamos indexando, nesse exemplo,  não foi registrado. Basta seguirmos as instruções acima no campo sobrenome.






4- Número do livro
Essa informação geralmente está escrita no topo do documento, mas pode ser que ela esteja em outros lugares. Procure no documento por “Livro”, “Livro número”, entre outras variações.

No exemplo a seguir, essa informação foi registrada da seguinte forma: “Lº”

                                                   

5- Número da página
Geralmente, o número da página está gravado a direita do nome da pessoa que estamos indexando.
No exemplo a seguir, as páginas foram registradas à direita do nome. Mas essa informação não veio registrada como “número da página” e sim “FLS” que significa “FOLHAS”.

DICA: Esse projeto pede para que você digite o número da página de acordo com o que está escrito no documento. Por exemplo, se o número da página estiver registrado com um “V” ou “C” ao lado do número, você deverá digitar a letra também. Veja o exemplo.





6- Prenome do pai e Sobrenome do pai
Em registro de nascimentos, ou o nome do pai criança é registrado ou o nome da mãe.  Não são registrados os dois.
No campo Prenome do Pai, basta o nome do pai da criança e no campo sobrenome do pai, basta digitar o sobrenome do pai. Se o sobrenome não tiver sido registrado, basta apertar “CTRL+B” e as palavras “EM BRANCO” preencherão o campo.
IMPORTANTE: Se o sobrenome da criança tiver registrado e o do pai não, não suponha que a criança tenha o mesmo sobrenome do pai. Digite apenas as informações que estão no documento. 





7 - Prenome da mãe e Sobrenome da mãe
Como dito anteriormente, somente o nome do pai ou da mãe da criança estão registrados nesse projeto.

No exemplo anterior, o nome do pai foi registrado. Então, nos campos Prenome da Mãe e Sobrenome da Mãe iremos apertar “CTRL+B” e as palavras “EM BRANCO” preencherão os campos.
Se o prenome e o sobrenome da mãe estiver registrado, significa que os campos prenome do pai e sobrenome do pai ficarão com as palavras “ EM BRANCO”. Veja o exemplo a seguir:




Dicas: 

Digite os nomes e os sobrenomes da mesma maneira que eles foram registrados. Por exemplo, se o sobrenome “Correa” tiver sido registrado assim “CORRÊA”, com acento, digite a informação dessa forma.
Se o sobrenome tiver sido registrado de forma abreviada, por exemplo “C. Silva”, não digite o ponto. Digite “C SILVA”.
Quando a filiação da criança, ou seja, os nomes dos pais, não tiverem sidos registrados, ou as palavras “IGNORADA” ou   “DESCONHECIDA” tiverem sido registradas na parte da filiação, os campos prenome do pai, sobrenome do pai, prenome da mãe e sobrenome da mãe deverão ser preenchidos com as palavras “EM BRANCO”.
Se enquanto você digita as informações, algum campo ficar na cor vermelha duas coisas podem ter acontecido:
1-  Você pode ter digitado a informação errada. Confira novamente informação;
2- O sistema pode não ter reconhecido o palavra digitada. É o caso de nomes e sobrenomes incomuns. Nesse caso, não se preocupe, prossiga com o trabalho.

Oitavo passo: Salvar e enviar o trabalho feito. Depois de digitar todas as informações contidas no lote, é hora de salvar e enviar o trabalho feito. Veja nos exemplos a seguir como fazer isso:






Importante: Quando você clicar em “enviar” uma verificação será feita antes do lote ser enviado.
Nesse processo, o sistema verificará se você não se esqueceu de preencher nenhum campo.
Caso tenha esquecido, o programa lhe avisará.
O programa também lhe mostrará os campos que estão em vermelhos. Dê a última conferida nelas para ver se nada foi digitado errado.
Quando a verificação tiver terminado, o lote será enviado.

Espero ter ajudado!
Desculpem a formatação, mas não sei porque depois de algum tempo, o blogger não permitiu mais que eu adicionasse legendas nas fotos, nem arrumasse o formato do texto.
Relembrando, quem quiser os slides, é só pedir que eu envio. 
Bom final de semana a todas.

Um comentário:

  1. Adorei. Poderia enviar o arquivo para o meu email? emiliamontenegro2010@hotmail.com

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